Caso Moraes e Bolsa Família: o que a nova Quaest pode mostrar sobre Lula

Pesquisa contará com perguntas sobre investigação do Banco Master e crise no STF

Publicidade

A Quaest divulgará na noite desta segunda-feira (21) uma pesquisa eleitoral com os números sobre os candidatos à Presidência da República.

Esta é a primeira pesquisa para presidente feita pelo instituto após a sessão plenária do Supremo Tribunal Federal que tentou decidir, antes de ser pausada por um pedido de vista, se formalizaria ou não a abertura de uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes pelo suposto envolvimento com Daniel Vorcaro, do Banco Master.

O levantamento ainda tentará medir se houve melhora na avaliação e na intenção de votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o anúncio do reajuste de 15% no Bolsa Família.

Nesta edição, a Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 17 e 20 de setembro. A margem de erro será de 2 pontos, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Supremo Tribunal Federal pelo número BR-06004/2026

Além da intenção de voto, a pesquisa traz perguntas objetivas sobre a avaliação da situação econômica do país, a atual gestão do governo e sobre as investigações do Banco Master e a crise institucional no STF.

Entre as perguntas, eleitores serão questionados se a crise no STF influência ou não o voto para presidente.

Continua depois da publicidade

A rodada anterior

A última pesquisa Quaest, divulgada na segunda-feira (14), mostrava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança pelo primeiro turno, com 36% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro (PL) registrava 31%.

Confira os números:

Lula (PT), com 36%, Flávio Bolsonaro (PL), com 31%, Augusto Cury (Avante) com 7%, Ronaldo Caiado (PSD), com 4%, Renan Santos (Missão), com 4%, Romeu Zema (Novo), com 2%. Brancos e nulos somaram 7% e somente 10% não soube responder. Outros nomes ficaram abaixo de 1%.

Continua depois da publicidade

O cenário se inverteu na projeção de segundo turno, com Flávio assumindo a liderança com 42% em uma eventual disputa contra o petista, que empatava tecnicamente com 40%.

Segundo turno:

1º cenário: Flávio tem 42%, contra 40% de Lula.

Continua depois da publicidade

2º cenário: Lula tem 38%, contra 36% de Augusto Cury. Brancos e nulos são 21% e indecisos 5%.

3º cenário: Lula tem 41%, contra 39% de Ronaldo Caiado. Brancos e nulos são 16% e indecisos 4%.

4º cenário: Lula tem 45%, contra 33% de Romeu Zema. Brancos e nulos são 18% e indecisos 4%.

Continua depois da publicidade

5º cenário: Lula tem 41%, contra 38% de Renan Santos. Brancos e nulos são 17% e indecisos 4%.

Autor avatar
Caio César
Política | Brasil | Mundo