Flávio convoca ato de 7 de Setembro na Paulista e retoma palco histórico de Bolsonaro

Avenida foi usada repetidamente pelo ex-presidente para mobilizar apoiadores e agora entra na estratégia do filho na disputa pelo Planalto

Publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL) convocou apoiadores para um ato no próximo 7 de Setembro, na Avenida Paulista, em São Paulo. A concentração está marcada para as 15h e recoloca a campanha do senador em um dos principais palcos de mobilização construídos por Jair Bolsonaro nos últimos anos.

Em vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira (25), Flávio pediu que lideranças políticas, religiosas e comunitárias ajudem a divulgar a manifestação e gravem mensagens chamando apoiadores para o evento.

“É muito importante a mobilização de todo mundo para a gente mudar de vez esse rumo triste da história do Brasil”, afirmou.

A escolha da Paulista carrega um simbolismo específico para a campanha. Desde o período em que ocupava a Presidência, Jair Bolsonaro recorreu à avenida para medir capacidade de mobilização, reforçar pautas do seu grupo político e responder a momentos de pressão institucional. Agora, Flávio tenta incorporar esse patrimônio político à própria candidatura.

Paulista virou palco recorrente do bolsonarismo

Um dos episódios mais marcantes ocorreu no 7 de Setembro de 2021. Ainda presidente, Jair Bolsonaro discursou para apoiadores na Paulista e elevou o confronto com o Supremo Tribunal Federal ao fazer críticas ao ministro Alexandre de Moraes.

No ano seguinte, já durante a campanha pela reeleição, Bolsonaro voltou a usar a data da Independência para convocar manifestações e demonstrar força nas ruas.

Fora do governo, a estratégia continuou. Em 2024, um novo ato de 7 de Setembro na Paulista teve Moraes como um dos principais alvos e reuniu apoiadores que defendiam o impeachment do ministro. O Monitor do Debate Político do Cebrap estimou público de cerca de 45,4 mil pessoas.

A avenida também recebeu manifestações bolsonaristas fora do feriado, entre elas atos em fevereiro de 2024 e ao longo de 2025.

Campanha busca repetir símbolos do pai

A convocação faz parte de uma estratégia já perceptível desde o início da campanha presidencial. Flávio abriu oficialmente sua corrida ao Planalto em Copacabana, no Rio de Janeiro, outro endereço frequentemente utilizado por Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Continua depois da publicidade

A ida agora à Paulista reforça a tentativa de ligar a candidatura do senador aos espaços, datas e símbolos que ajudaram a sustentar a mobilização política do pai.

A escolha ocorre também em um momento em que Flávio tenta ampliar sua presença em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Na semana passada, sua primeira agenda de campanha na capital teve protestos na zona leste; dias depois, ele participou da Festa do Peão de Barretos ao lado de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outras lideranças da direita.

Autor avatar
Marina Verenicz
Política | Brasil | Mundo