Prévia do PIB, tensão eleitoral nos EUA e ADRs no feriado: o que acompanhar na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma semana de recuperação para o Ibovespa e para os mercados internacionais, os próximos dias serão de agenda fraca de indicadores, mas com eventos importantes, principalmente nos Estados Unidos, onde a eleição se aproxima.

Enquanto os investidores seguem com alguma esperança de que o Congresso e o governo americano conseguirão chegar a um acordo de um novo pacote de estímulos, a corrida eleitoral esquenta com muitas incertezas.

Está programado para quinta-feira (15) o segundo debate entre os presidenciáveis Donald Trump e Joe Biden. Porém, com o recente caso positivos de Covid-19 do republicano, a comissão de cuida dos debates decidiu alterar o formato para um encontro remoto, o que levou Trump a dizer que não irá participar.

Continua depois da publicidade

Diante disso, sua campanha informou que ele iria realizar um comício no horário que seria o debate. Agora fica a expectativa sobre cancelamento ou adiamento do debate para garantir a saúde de todos em um encontro presencial, ao mesmo tempo que Trump corre para retomar sua campanha após o isolamento em um cenário de cada vez maior distância entre ele e Biden nas pesquisas.

No cenário corporativo internacional, destaque para o início da temporada de resultados do terceiro trimestre nos EUA na terça-feira (13), com atenção especial para alguns grandes bancos, como JPMorgan e Citigroup.

Entre os indicadores, a semana terá alguns dados de atividade e de inflação, com destaque para o dado de preços ao consumidor (CPI), com expectativa de alta de 0,2% na comparação mensal, segundo dados da Refinitiv, ante alta de 0,4% no mês anterior.

Continua depois da publicidade

Os investidores também ficarão de olho nos números da segunda maior economia do mundo, a China, com os dados de exportações e importações na segunda-feira (12) e com as inflações ao produtor e consumidor na quarta (14). Por lá, todos os indicadores são divulgados à noite pelo horário de Brasília.

Agenda doméstica

No Brasil, a semana será menor por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida na segunda-feira (12), mas investidores devem ficar atentos aos ADRs das companhias brasileiras negociadas em Nova York. Nos EUA, também é feriado, de Dia de Colombo, mas as bolsas irão funcionar normalmente.

Na Bolsa, atenção para a estreia do Grupo Mateus na B3 na terça. A empresa realizou esta semana a maior oferta inicial de ações (IPO) de 2020 e também cravou o maior IPO de uma empresa do Nordeste na Bolsa.

Continua depois da publicidade

Entre os indicadores, dados de inflação e atividade ficam no radar, com destaque para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O dado será divulgado na quinta-feira (15).

Semana dos Vencedores: aprenda a fazer operações com potencial de ganho de R$ 50 a R$ 500, operando apenas 10 minutos por dia, em um workshop gratuito!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.