As dicas de Robert Kiyosaki para você viver de renda

Para Kiyosaki, quem trabalha para obter apenas um salário no final do mês não tem tempo para ficar rico

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Após vender milhares de cópias do livro Pai Rico, Pai Pobre, o americano Robert Kiyosaki transformou-se em uma espécie de guru para quem busca a independência financeira. Em seu best-seller, ele afirma que é bem mais difícil enriquecer trabalhando em grandes empresas do que por meio de investimentos, imóveis e negócios próprios.

Para Kiyosaki, quem trabalha para obter apenas um salário no final do mês não tem tempo para ficar rico. É o que ele chama de “corrida dos ratos”, em alusão aos roedores que, trancados em suas gaiolas, correm para movimentar uma roda, mas, por mais que se esforcem, nunca saem do lugar. Da mesma forma, as pessoas que trabalham ajudam as empresas a crescer e beneficiam o governo com o pagamento de impostos, mas, ao final, não conseguem acumular um grande patrimônio para si próprias.

Ele diz que o segredo é aprender a fazer o dinheiro trabalhar em seu lugar e também defende que, para enriquecer, é preciso pensar como um rico, que busca sempre comprar ativos geradores de renda, como uma propriedade para alugar, ações ou títulos. Já os pobres compram passivos (bens que produzem gastos, como casa própria ou veículo), achando que estão construindo riqueza.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não que Kiyosaki não tenha ele mesmo cometido vários erros. Em outubro, uma das empresas do guru pediu falência depois de perder uma ação de US$ 24 milhões para a rede de ensino particular Learning Annex. Bill Zanker, dono da Learning, afirmou que sua empresa havia sido responsável pelo sucesso de Kiyosaki com o livro Pai Rico, Pai Pobre, mas nunca havia sido remunerada proporcionalmente. O fato pode não virar um livro, mas revela aos seguidores do “pai rico” que também existem ratoeiras longe da “corrida dos ratos”.

Conheça algumas dicas de Robert Kiyosaki, extraídas do livro Independência Financeira – O Guia do Pai Rico:

Na vida pessoal

Continua depois da publicidade

Nos investimentos

Na vida profissional