Os 5 assuntos para ficar de olho antes de operar nesta quinta-feira

Manutenção da prisão de Delcídio Amaral pelo Senado, Orçamento e feriado nos Estados Unidos estão no radar da Bolsa hoje

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após um dia de forte queda na Bolsa motivado pelas prisões do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), e do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, esta quinta-feira (26) deve ser marcada pela espera por uma definição no cenário político. Com o feriado nos Estados Unidos, os investidores devem voltar as suas atenções aos desdobramentos da Lava Jato e sobre o Orçamento, sem ainda definições a respeito da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).  

Veja os 5 assuntos que vão agitar o pregão desta quinta: 

1. Bolsas mundiais
As bolsas asiáticas tiveram um dia misto, com o índice japonês Nikkei em leve alta de 0,49%, enquanto as bolsas chinesas devolveram os ganhos iniciais e terminaram em queda nesta quinta-feira, com o recuo das ações de empresas com menor valor de mercado compensando a forte recuperação nas ações de empresas relacionadas a matérias-primas. O índice de Xangai recuou 0,34% e Hang Seng caiu 0,04%. O setor de matérias-primas era o único ponto positivo no mercado que, no geral, esteve fraco. As indústrias desse setor de matérias-primas foram inspiradas pela alta nos preços do zinco, após a maior fundição de zinco da China anunciar um corte na produção de 500 mil toneladas em 2016. Já a Europa vê suas bolsas subindo seguindo a cotação das commodities e com a expectativa dos investidores de que de mais estímulos sejam anunciados na reunião do BCE (Banco Central Europeu) da próxima semana. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Feriado nos Estados Unidos
Esta quinta é Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, e, portanto, as bolsas ficam fechadas. O resultado disso aqui é que o volume negociado na Bovespa deve ser bem menor, tornando as ações mais suscetíveis à volatilidade. Basta lembrar que 52% do dinheiro negociado na nossa Bolsa vem da mão dos investidores estrangeiros, que estão aproveitando o feriado. 

3. Indicadores e Copom
O balanço das contas do Brasil incluindo Balança Comercial operações financeiras com entrada e saída de dólares em outuro deve mostrar o impacto da desvalorização cambial nas transações correntes do País. Espera-se um déficit de R$ 4,1 bilhões. O mercado também aguarda pelo resultado do Governo Central de outubro, estimado em um saldo negativo de R$ 10 bilhões, de acordo com estimativas compiladas pela Bloomberg. Vale destacar ainda a repercussão da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) na noite da véspera. O Comitê manteve a Selic em 14,25%, mas  deu sinal hawkish com
2 diretores votando pela alta e com a retirada da expressão “período suficientemente prolongado”. 

4. Senado discute prisão de Delcídio Amaral
Ontem, o plenário do Senado decidiu manter a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Em votação aberta, os senadores decidiram que o líder do governo deverá ser mantido preso por 59 votos contra 13 e 1 abstenção. Delcídio está preso na carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília após decisão unânime da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi levado para a PF ontem pela manhã, na 21ª fase da Operação Lava Jato, quando também foram presos seu chefe de gabinete Diogo Ferreira e o presidente do banco BTG Pactual, André Esteves.

Continua depois da publicidade

5. Discussão do Orçamento
Ainda em foco fica a discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2016, que esbarra em temas polêmicos como a inclusão da CPMF entre as receitas que o governo planeja obter no ano que vem. A expectativa para que a LDO fosse aprovada até esta quinta era grande, porque o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), falou que a intenção era votá-la nesta semana, contudo, a prisão de Delcídio Amaral deixa o cenário mais incerto no Congresso. 

(Com Agência Brasil) 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.