Fechar Ads

O que ninguém está dizendo no caso do assédio sexual no ônibus

A Audiência de Custódia não pode ser uma via rápida para soltar bandidos presos em flagrante, principalmente os reincidentes e os perigosos. Esse foi justamente o caso do abusador, que foi solto em 24 horas, vindo a reincidir em 3 dias.
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Como noticiado pela imprensa, no dia 29/08 (terça-feira), um homem foi preso em flagrante na cidade de São Paulo após ejacular em uma passageira de ônibus, sendo que, no dia seguinte, no dia 30/08 (quarta-feira), foi solto pela autoridade judicial após ter sido submetido a uma Audiência de Custódia.

No dia 02/09 (sábado), apenas três dias depois da sua soltura, o mesmo homem foi preso novamente em flagrante após esfregar seu pênis em outra mulher também dentro de um ônibus. Sua audiência de custódia foi realizada no dia 03/09 (domingo), e dessa vez ele foi mantido preso, sob o fundamento de ter constrangido fisicamente a vítima.

Posteriormente, verificou-se que o agressor teria cometido outros 15 crimes sexuais, além desses dois. 

Que houve erro de julgamento na soltura desse criminoso no dia 30/08 está fora de questão, em vista dos seus antecedentes e até mesmo da natureza do crime. Mas um fator mais chama a atenção nesse caso: o fato dele evidenciar os perigos da ideologia que orienta a Audiência de Custódia desde que foi criada.

Em fevereiro de 2015, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) lançou um programa chamado “Audiência de Custódia”, em parceria com o Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo, como pode ser visto aqui, aqui, aqui e aqui. E fez isso sem nem mesmo haver lei dispondo a respeito.

A ideia seria garantir a apresentação a um juiz, em 24 horas, de presos em flagrante, ocasião em que, em audiência, seria o acusado ouvido, assim como seu Defensor Público ou seu advogado, além de um Promotor de Justiça. Com isso, seria avaliada a necessidade de se manter o bandido em cárcere ou a conveniência da sua soltura. Essa audiência é a Audiência de Custódia, cuja realização, inclusive, estaria prevista em tratados internacionais de direitos humanos firmados pelo Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até aí, nenhum problema. Ninguém duvida que quanto mais rápido seja o trabalho do juiz, assim como o da Polícia e o do Ministério Público, melhor para o combate da criminalidade.

A questão é que a Audiência de Custódia não pode ser uma via rápida para soltar bandidos presos em flagrante, principalmente os reincidentes e os perigosos. Esse foi justamente o caso do abusador, que foi solto em 24 horas, vindo a reincidir em 3 dias.

O Judiciário está preparando para avaliar bem a situação do bandido em 24 horas, checando tão rapidamente seus antecedentes criminais e suas condições pessoais? Será que essas solturas precipitadas não vêm acontecendo sistematicamente? Será que a Polícia não vem deixando de prender bandidos pura e simplesmente por estar percebendo que eles vêm sendo soltos no dia seguinte?

E há uma outra questão importante para a qual não vem sendo dada a devida importância, em crimes até mais graves que esses. Se o bandido é preso em flagrante, a inclinação do juiz deve ser a de mantê-lo encarcerado, admitindo a soltura quando as condições pessoais do meliante indicarem que ele muito provavelmente não reincidirá. Afinal, trata-se de prisão “em flagrante”, que é admitida pela Constituição e afirmada pelo Código de Processo Penal.

A questão é de ênfase: excepcionalmente o preso em flagrante deve ser solto; em regra deve ser mantido preso. Mas não é isso o que as Audiências de Custódia fazem: a ideia de sua criação é manter o criminoso preso excepcionalmente, sendo que a regra é soltá-lo.

Outra das barbaridades da Audiência de Custódia é que as testemunhas e os Policiais que fizeram a prisão não são ouvidos diretamente pelo juiz nessa audiência, apesar de se tratar de prisão em flagrante. Ou seja, não se dá ouvidos a quem participou da prisão e presenciou o comportamento do criminoso, desprezando-se elementos fundamentais do contexto do crime que somente a oitiva de quem presenciou o ato poderia revelar ao juiz, e que podem não constar no Auto de Prisão em Flagrante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que está por trás da ideologia que vem orientando a Audiência de Custódia é que muitos aprisionamentos no Brasil seriam arbitrários, desnecessários e abusivos, além de feitos com torturas e maus-tratos contra os criminosos. Ou seja: trata-se de um voto de desconfiança na Polícia Militar e na Polícia Civil, o que fica evidente nos pronunciamentos das autoridades envolvidas nesse projeto, e de uma fé cega na possibilidade de recuperação do criminoso com penas alternativas. E ainda de um objetivo declarado de economizar com o encarceramento de bandidos, vejam vocês… 

O que precisa ser feito, para que casos como esse não ocorram mais, é dar mais poder e crédito para a Polícia Militar, para a Polícia Civil e para os Juízes, que estão na linha de frente do combate ao crime, ao invés de pressionar o sistema para soltar presos prematuramente. Hoje, o trabalho das autoridades judiciais vem sendo limitado pelas autoridades públicas intelectualizadas que confiam demais nas suas crenças individuais e que, com isso, adotaram um modelo ideal imprudente, sem nenhuma base na experiência de quem está em contato direto com as ruas. Além disso, a Audiência de Custódia não tem base legal, de forma que não foi nem mesmo discutida com a sociedade no Congresso Nacional – porque se fosse, não passaria.

Esse caso não foi resultado meramente de um acidente ou de erro de julgamento de um Juiz e de um Promotor Público. Trata-se de resultado direto de uma política pública orientada por ideologia, e que só vai colaborar para o aumento de homicídios, roubos, furtos e estupros que estamos vendo no Brasil.

Em matéria de segurança pública, o Brasil está doente.

Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e da Saint Paul e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga Alexandre Pacheco no Linkedin, no Facebook e no Twitter

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.