Coffee & Stocks

“Volatilidade não é vida” para o “sistemático” Canvas Vector

Conversamos hoje com Francisco Funari, gestor do fundo sistemático Canvas Vector, o "primo" dos fundos quantitativos

No Coffee & Stocks de ontem conversamos com o gestor de um fundo quantitativo raiz, que adora volatilidade. Hoje o papo foi com Francisco Funari, gestor do fundo sistemático Canvas Vector.

Mas o que seria um fundo sistemático? O que diferencia o Vector de um fundo quantitativo é o fato dele não utilizar algoritmos para previsão de comportamento futuro dos preços, e sim para coletar o prêmio de risco existente em cada ativo. Ou seja, enquanto os fundos quantitativos têm uma gestão que busca extrair o retorno acima da média em determinado mercado (alfa), o que Funari quer é coletar o retorno médio das classes de ativo (beta). O resultado disso são retornos comparáveis aos dos fundos ativos, porém provenientes de diversificação e beta, e não de alfa e tendências.

Isso não significa dizer que o Vector é um fundo passivo que anda em linha com o desempenho do seu benchmark – como o BOVA11, por exemplo, que é um fundo passivo que replica o desempenho do Ibovespa. O objetivo dele é montar um portfólio diversificado em mercados e ativos com intuito de minimizar o risco da carteira e ganhar com a passagem do tempo, sem depender de movimentos favoráveis no preço dos ativos.

PUBLICIDADE

Quem identifica essas tendências são os algoritmos do Vector com base em regras pré-selecionadas pelos gestores, que, no caso, são as mentes por trás algoritmos.

Para vocês terem ideia do desempenho do fundo em diferentes momentos, em 2019, que foi um ano em que a maioria dos mercados tiveram alta – sejam as bolsas globais, de emergentes ou mesmo renda fixa – a cota do fundo rendeu 24,5%. Por outro lado, em 2020 – ano de muita volatilidade em todos os mercados – o Vector cai 6,7%. Desde o seu início (em dez/2017) o fundo acumula um retorno de 24,2%.

Confira a live para entender mais sobre o fundo.

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão.