Coffee & Stocks

“Vol é vida”? Para os “quants” da Murano, a resposta é sim

O gestor convidado do Coffee & Stocks de hoje foi Moacir Fernandes, gestor da Murano Investimentos, fundo que sobe mais de 20% no ano

Quem acompanha as discussões do “fintwit” (ambiente do twitter destinado aos adeptos do mercado financeiro) já deve ter presenciado por muitas vezes a expressão “vol é vida”, referindo-se à volatilidade presente no dia-a-dia das bolsas. Na primeira das 5 lives do Coffee & Stocks focada em Fundos Quantitativos, recebemos um gestor que deve ser bem adepto dessa filosofia.

O gestor é Moacir Fernandes, da Murano Investimentos. Com experiência internacional no mundo quant entre 2004 e 2011, Fernandes está na Murano desde 2013 e explicou por que, nas palavras do gestor, nenhum outro fundo ganha mais dinheiro do que o  Murano FIC FIM em momentos de volatilidade.

Em 2020, o fundo da Murano rendeu até o momento incríveis 20,3%. A performance está em linha com o que foi visto nos últimos anos, embora em ‘sinais contrários’: em 2019, ele teve performance negativa de 19,6%; já em 2018, ele teve ganhos de 18,3% (no acumulado do período, a performance é positiva em 14,5%, um “empate técnico” com o CDI).

PUBLICIDADE

Pra quem tá chegando agora nesse assunto, Moacir passou o que ele considera a definição de um fundo quant: é o fundo que usa dados históricos para tentar prever o futuro, utilizando a inteligência artificial, muita matemática e estatística para identificar padrões, desenvolver previsões e rastrear o comportamento dos mercados.  Ele também explicou como o Murano FIC FIM se encaixa na carteira de um investidor e como ele se difere de outros fundos quants disponíveis no Brasil.

Confira a live para entender mais sobre o fundo.

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão.