Stock Pickers

Itaú é uma meme stock?

As ações do maior banco da América Latina viraram tema de discussão no Wall Street Bets

Texto originalmente enviado aos assinantes da newsletter Stock Pickers no sábado, 29 de junho de 2021. Para recebê-la, clique aqui.

Das várias “memes stocks” que vimos esse ano, Game Stop (GME) foi a que mais chamou atenção. A ação de uma simples loja de games que estava praticamente falindo chegou a subir mais de 400% após um grupo de investidores se juntar num fórum online no Reddit e combinar a compra das ações.

Se você não está familiarizado com o conceito, explico: meme stocks é o nome dado às ações, coincidentemente ou não, de empresas praticamente quebradas, que tem tido um movimento de alta muito forte na bolsa americana impulsionado por investidores mais conhecidos por fazer memes do que análises.

Quem acompanha o mercado sabe que os dois últimos anos tem sido bem loucos, mas ninguém ousaria arriscar que Itaú entraria na mira da comunidade geradora de memes. Isso mesmo, o maior banco da América Latina, uma das ações mais importantes do Ibovespa, virou discussão no r/wallstreetbets, fórum sobre ações e derivativos hospedado no Reddit.

Para entender o que aconteceu, essa imagem vale mais do que mil palavras:

A linha branca mostra a quantidade de calls (opções de compra) de Itaú nos últimos 5 anos. O gráfico parece não ter nada de fora do comum, mas repare na última linha. Ela mostra a quantidade de calls do banco negociadas na última quinta-feira. Muito acima da média.

A última vez que vimos algo assim foi em 2018 e foi um terço disso.

De olho nesse movimento atípcio de calls de Itaú, o perfil Blackbear215 postou uma mensagem comentando que acreditava que “as grandes compras de calls são alguém negociando com informações privilegiadas sobre um grande anúncio que está por vir. Isso vai ser um monstro de ganhos ENORMES nos próximos 6 meses”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importante: não há notícia sobre nada disso e a comunidade Wall Street bets é conhecida por inventar histórias com vários outros papéis.

Justificando o possível movimento das ações do Itaú nos próximos meses, Blackbear disse que o banco tem se movimentado para não perder marketshare para as novas fintechs que ameaçam o maior banco privado do Brasil: “talvez COVID tenha sido o catalisador, pois o ITUB fez uma mudança drástica em sua estratégia para ser um líder na nova era bancária. Um exemplo é que sua nova carteira eletrônica atingiu mais de 1,5 milhão de downloads em apenas 2 meses e triplicou a próxima carteira eletrônica mais popular”.

Para saber se o movimento dos “retardados” (não se ofenda: essa é forma como os próprios membros do Wall Street Bets se retratam) poderia desencadear um efeito estilo Game Stop em Itaú, conversamos com alguns operadores de derivativos e de forma resumida a conclusão é que é bastante difícil o mercado ficar “squeezado” a ponto do papel explodir.

“Os membros do Wall Street bets podem se machucar nessa, pois Itaú (ITUB4) é líquida demais… As meme stocks que deram squeeze tinham posição de ações alugadas absurdamente altas (chegava a mais de 100% do free float, com taxas sempre muito altas) e market cap bem mais baixos quando começaram o squeeze. Situação bem diferente de Itaú (hoje o aluguel de Itaú estava 0.04% aa)”, disse um trader especialista em opções que trabalha em uma asset do Condado.

Para muitas pessoas as ações do bancões já viraram mico, mas nem de longe uma meme stock.

Gringos, Brazil Is Not for Amateurs.

As ações do Itaú fecharam em queda na sexta-feira e em linha com os outros bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como amamos memes, seguiremos acompanhando o caso e manteremos vocês atualizados sobre qualquer movimento dos “retardados”.

Aproveitando o tema levantado até no fórum do Wall Street Bets, Bancão vs. Fintech, no episódio #101, conversamos com Marcelo Magalhães, da Tork, sobre algumas empresas techs (ele as analisa desde a bolha das empresas ponto com, em 2000) e Banco Inter, uma das queridinhas dos que acreditam na disrupção do setor bancário, foi destrinchada pelo Marcelo que acredita que o Banco Inter tem uma vantagem sobre as outras fintechs para tirar clientes dos bancões.

Um manual para avaliar ações tech…

No episódio 101 do Stock Pickers trouxemos Marcelo Magalhães, da Tork Capital, que tem uma longa estrada na gestão de fundos de ações no Brasil, portanto está acostumado a lidar com o kit bancos-petro-vale da Bolsa, mas também tem uma visão profunda das empresas tech, com as quais lida desde a bolha das empresas ponto-com, nos anos 2000.

Episódio bom pra medir o nível de “Stock Lover” de cada um: mais de 2 horas de conversa!

25% do PIB do Brasil passa pela Totvs (TOTS3); como a empresa usa isso para crescer…

No #PQI dessa semana, Renatão conversou com Bruno Rignel, da Alpha Key, sobre Totvs (TOTS3) e ficou impressionado ao descobrir que 1/4 do PIB do Brasil passa pelos sistemas da Totvs.

O número é a soma das receitas das mais de 40 mil empresas que usam o ERP (software de gestão para empresas) da Totvs e o principal impulsionador do atual modelo de negócio da companhia.

A Totvs é uma das premiadas no Melhores da Bolsa 2021. Veja todas as ganhadoras e inscreva-se para participar do evento.

Reforço de peso no Coffee & Stocks

O Coffee & Stocks, live matinal do STPK, nasceu durante a crise e se tornou viável principalmente por conta do home office que eliminou a necessidade de sair de casa cedinho. O programa cresceu, saiu do Instagram e passou a ser transmitido diariamente no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E agora entrará numa nova fase com dois novos apresentadores.

Às segundas-feiras, o Coffee & Stocks “trader” será apresentado por Rafael Ribeiro (@rafainfotrade), analista técnico com mais de 10 anos de experiência e que hoje atua na Clear Corretora. O Rafa inclusive foi precursor do conteúdo de análise técnica no InfoMoney, lá em 2009, e após passar por instituições como Safra e Citi, voltou ao InfoMoney em 2017 a convite do Salomão para tocar o “Infotrade”, projeto que ele conduz até hoje na Clear.

Já às terças-feiras, teremos como host a estrategista de ações da XP, Jennie Li (@jennieli.xp). Antes da XP, foi analista no J.P. Morgan Asset Management em Nova Iorque, onde conduzia pesquisas sobre a economia e os mercados de capitais globais. Antes disso, ela trabalhou no J.P. Morgan Private Bank. Com essa experiência internacional, Jennie vem pra tocar justamente o Coffee & Stocks “Global”.

A agenda da semana já foi divulgada em nosso Instagram. Confira!

Prepare seu braço…

XP Asset atualiza cenário de vacinação no Brasil: clique aqui e prepare seu braço.

O melhor contador de histórias da fintwit no Stock Pickers

Deixe sua pergunta para o Rodrigo lá no Twitter.

Josué Guedes
CMO do Stock Pickers