Stock Pickers

Florian e o risco de acreditar no “nunca quebrei na bolsa realizando lucro”

Juntamos as melhores frases já ditas por este grande personagem do mercado. O resultado: a descoberta de ainda mais frases

Florian Bartunek
Florian Bartunek, da Constellation

(CONDADO DA FARIA LIMA) – Florian Bartunek é uma das maiores referências do mercado de ações no Brasil, e conquistou esse status não só pelo trabalho a frente da Constellation Asset (gestora que tem entre seus sócios ninguém menos que Jorge Paulo Lemann), mas também pela habilidade de sintetizar complexos conceitos de investimentos em frases e analogias fáceis de entender.

Esse foi inclusive o tema da entrevista que fizemos com ele no encerramento do “Talk Show Stock Pickers”: selecionamos as melhores frases ditas pelo Florian e pedimos para o próprio explicá-las. O resultado foi formidável, pois a partir da conversa novas frases surgiram para nossa coletânea, tais como “não tente prever o tempo; construa a arca!”, fazendo referência à arca de Noé.

Mas a reflexão mais interessante veio justamente de uma frase que Florian não costuma dizer: ele explicou o “perigo” por trás de uma afirmação bem comum no mercado, que diz que ninguém nunca quebrou na bolsa realizando lucro.

A réplica de Florian:

“Imagina alguém que entrou no IPO do Google e vendeu depois que a ação subiu 20%, ele deve estar com uma ‘dor de corno’ até hoje que nem deve conseguir usar o Google, ele deve tá usando o Bing. É como ter comprado o passe do Michael Jordan e vendê-lo depois da primeira temporada, mas ele continuou jogando em alto nível por uma década. Então  é uma frase que faz sentido, porém ela pode te tirar do jogo em investimentos de longo prazo”.

Ouça todas as outras frases ditas por Florian Bartunek na entrevista completa, que está no player acima ou em nossas plataformas de podcast.

Para ver todas as entrevistas do Talk Show Stock Pickers, acesse nosso youtube ou clique aqui.

Biblioteca Stock Pickers: mais de 150 livros recomendados em nosso programa. Veja mais clicando aqui.