Stock Pickers

Ainda dá para ganhar dinheiro com as ações dos bancos? Depende do preço

Mercado financeiro voltou a enxergar as ações dos bancos com bons olhos.

Aprenda a investir na bolsa

Os resultados dos quatro bancões de capital aberto da Bolsa parecem ter trazido algum alívio para seus acionistas no terceiro trimestre de 2020. 

Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander tiveram crescimento do lucro líquido em relação ao trimestre passado e os números de inadimplência de seus clientes, visto como possível ameaça por causa da pandemia, não se mostraram uma ameaça tão grande. Desde outubro, Santander, Itaú e Bradesco são os papéis com maiores altas, entre 24% e 31%.

Aprenda a investir na bolsa

Isso quer dizer, portanto, que os problemas acabaram? Não é bem assim. Por isso trouxemos dois analistas especializados em bancos para discutir o assunto Marcel Campos e Thiago Sallum.

Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú tiveram queda nos lucros de entre 23% e 29%. Além disso, o cenário de inadimplência permanece confuso, uma vez que muitos clientes tiveram prazos alargados e o auxílio emergencial trouxe mais renda para possíveis devedores. Tudo isso sem falar da concorrência das fintechs e a chegada do Pix.

Luis Stuhlberger, Roberto Campos Neto e CEOs de empresas premiadas participam de evento online e gratuito sobre ações do Stock Pickers; Inscreva-se!

O que esperar então das ações dos bancos para os próximos meses em 2021?

Para Sallum, os bancos ainda têm bastante tempo para ganhar dinheiro. “Essas mudanças [trazidas pelas fintechs] acreditamos que virão, mas mais devagar que o mercado imagina”, diz. “Os bancos ainda têm muito tempo para ganhar dinheiro e achamos que nesses níveis de preço dá para ganhar dinheiro junto com eles”.

Hoje Sallum tem posições em Banco do Brasil, Itaú e Bradesco que totalizam cerca de 12% do patrimônio. “Continuamos gostando da posição com os preços que estão hoje. Se aumentar 30%, vamos mudar nossa opinião. Assim como podemos aumentar a posição se as ações caírem 20%”, completa.

PUBLICIDADE

A questão, portanto, está no preço. Para ouvir o debate completo, é só clicar no play.

Quer receber a Newsletter do Stock Pickers? Preencha o campo abaixo com seu nome e seu melhor email