Stock Pickers

2º melhor multimercado do Brasil, fundo Vista Multiestratégia faz reabertura “relâmpago”

Fundo vice-campeão do ranking InfoMoney-Ibmec abriu nesta sexta-feira e deve fechar ainda hoje; ele será só para investidor qualificado

(CONDADO DA FARIA LIMA) – O fundo multimercado Vista Multiestratégia, um dos melhores da categoria do Brasil, reabriu para captação nesta sexta-feira (12) e ao que tudo indica, ele deverá ocorrer ainda hoje no começo da tarde.

O Vista Multiestratégia rendeu mais de 30% em 2020, mas o bom desempenho não fica apenas no ano passado. Ele também foi eleito o segundo melhor fundo multimercado no ranking InfoMoney-Ibmec de melhores fundos – a metodologia do ranking analisa uma janela de 36 meses de performance.

O veículo aberto tem o nome de Vista Multiestratégia Advisory, e vai comprar cotas do fundo principal. Ele será apenas para investidor qualificado (que possui mais de R$ 1 milhão declarado) e clientes da XP Investimentos só poderão fazer o investimento via assessor de investimentos – se você ainda não é cliente da XP, clique aqui e abra sua conta.

A aplicação mínima inicial é de R$ 5 mil (bem abaixo da aplicação inicial da estratégia normal) e o prazo de resgate é de 60 dias (D+60).

Quem é a Vista
Quem acompanhou o episódio 81 do Stock Pickers , publicado em janeiro deste ano, já pode conhecer bem a Vista: em uma conversa de quase 2 horas, João Landau (gestor responsável pela estratégia multimercado e um dos fundadores da casa) falou sobre o estilo de gestão que ele adota desde o início da gestora com seu sócio-fundador e xará, João Lopes (responsável pela estratégia de ações).

Os dois Joãos são amigos de longa data: não só estudaram economia juntos na PUC-Rio como dividiram apartamento na época da faculdade. Cada um seguiu um caminho no mercado financeiro: Landau começou em 2005 como analista de ações no BTG Pactual cobrindo setor de óleo e gás (o qual ele se tornou um grande especialista) e saiu para fundar a Paineiras Investimentos; já Lopes passou pela Angra Partners e Leblon Equities antes de fazer um MBA na Wharton School. Foi somente em 2014 que eles se juntaram para fundar a Vista Capital, cada um com pouco mais de 30 anos de idade.

Desde sua fundação (fevereiro de 2015), o Vista Multiestratégia acumula rentabilidade de 342%, contra 63% do CDI do período. O fundo claramente assume posições mais concentradas nas teses que tem mais convicção, mas quem acompanhou o papo com Landau no Stock Pickers viu o quanto ele dá valor em carregar “hedges” (proteções) em sua carteira.

Isso ajuda a explicar, por exemplo, por que a cota do fundo subiu 3,2% em março de 2020, mesmo com a derrocada das bolsas no mundo todo. Mas essa descorrelação também vale para o outro lado: em fevereiro de 2019 o fundo caiu 11,6% em um mês que o Ibovespa caiu 1,86% e o dólar subiu 3%. O importante é que a estratégia do fundo mais do que se prova vencedora no longo prazo, mas o investidor que pretende virar cotista tem que ter em mente que todo esse retorno vem acompanhando de volatilidade.

No último mês, a cota do Vista Multi subiu 11,7%, mesmo com a Petrobras (importante participação do fundo) caindo 17% em fevereiro. “O fundo estava vendido em moedas emergentes, comprado em bolsas lá fora e commodities. Deu tudo certo, menos a Petrobras”, apurou o Stock Pickers com um alocador.

Importante:

Membros do Clube Stock Pickers já haviam sido informados da reabertura deste fundo semana passada. O Clube neste momento está fechado para novos membros, mas se você quiser ser avisado quando ele for reabrir, clique aqui e deixe seu melhor email.

Você também pode ser avisado fazendo parte do nosso canal do Telegram. O acesso é grátis, basta clicar aqui ou digite “Stock Pickers Oficial” no buscador do Telegram.