Stock Pickers

10 gráficos que evidenciam a “Calmaria Perfeita” nas bolsas

"Os indicadores de mercado mostram para que voltamos para o mundo pré-covid", resume Guilherme Chacon, especialista em ações e derivativos da mesa da XP

(CONDADO DA FARIA LIMA) – Mercados financeiros mundo afora estão cada vez mais calmos. Não é possível cravar um motivo exato, para isso, mas o fato é que depois daquela “Super Quarta” de março (quando tivemos decisão do Fed + Copom no mesmo dia), a volatilidade caiu drasticamente no mundo. E embora essa queda seja um bom momento para montar “hedges” (proteções) por um preço menor,  não é isso que estamos vendo aqui no Brasil.

Esse foi o resumo da conversa que tivemos no Coffee & Stocks desta segunda-feira (26) com Guilherme Chacon, especialista em ações e derivativos da mesa institucional da XP. Atendendo diretamente os gestores de grandes fundos, Chacon mostrou que hoje os contratos de “calls” (opções de compra) e “puts” (opções de venda) em aberto na B3 somam cerca de 250 mil – em dezembro, esse número de 1,2 milhão de contratos em aberto. Em outras palavras: mesmo com os “seguros” mais baratos, as negociações desses contratos diminuíram.

O especialista da XP trouxe ao todo 10 imagens para explicar por que a volatilidade no mercado caiu tanto que nos colocou num estágio de “calmaria perfeita”, como ele mesmo definiu. “Os indicadores mostram que voltamos para o mundo pré-covid”, resume Chacon. As imagens e as explicações você confere no vídeo acima ou no canal do Stock Pickers no Youtube.

CONFIRA A AGENDA COMPLETA DOS COFFEES DA SEMANA:

26/04 – C&S Trader com Guilherme Chacon, mesa da XP
27/04 – C&S Global com “Kadu” Alves, gestor da Polo Capital
28/04 – C&S Macro com Marco Freire, gestor da Kinea
29/04 – C&S Por que invisto em: MELI34 com Luis Bomentre, analista na Encore
30/04 – C&S Sextou com Betina Roxo, estrategista da Rico

STOCK WEEK – 1ª EDIÇÃO: 5 lives especiais entre os dias 26 e 30 de abril. Confira a agenda completa aqui.