São Paulo registrou a pior qualidade do ar no mundo nesta segunda, diz site

Segundo a CETESB, a maioria das estações de medição na capital paulista registrava qualidade do ar entre ruim e muito ruim nesta manhã

Equipe InfoMoney

Céu da cidade de São Paulo nesta segunda-feira (9) (Bruna Baddini/InfoMoney)
Céu da cidade de São Paulo nesta segunda-feira (9) (Bruna Baddini/InfoMoney)

Publicidade

A região metropolitana de São Paulo registrou a pior qualidade do ar entre as maiores metrópoles do mundo nesta segunda-feira (9), segundo o site suíço IQAir. O jornal Folha de S.Paulo divulgou inicialmente essa informação.

A capital paulista registrou 160 no índice usado pelo site, a pior marca entre as cidades monitoradas. Ho Chi Minh (Vietnã), Lahore (Paquistão), Jerusalém (Israel) e Doha (Catar) completam a lista das cinco metrópoles com a pior qualidade do ar nesta segunda-feira.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a maioria das estações de medição na capital paulista registrava qualidade do ar entre ruim e muito ruim nesta manhã.

Continua depois da publicidade

A temperatura em São Paulo deve chegar aos 33ºC nesta segunda, com a umidade alcançando 21% em seus percentuais mínimos, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas causados pela má qualidade do ar vão de doenças respiratórias e cardiovasculares, além de agravar problemas como asma, bronquite e rinite. Crianças e idosos são os mais afetados.

Os médicos recomendam que a melhor maneira de enfrentar essa condição climática é beber bastante água, hidratar bem as mucosas e os olhos, ter cuidado com o consumo de bebida alcoólica, evitar praticar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h e se proteger do sol, na medida do possível.