Vice-presidente do Conselho de Ética “bate de frente” e Aécio ainda poderá ser cassado

"Não se trata de condenar previamente o senador, que terá todo o direito de defesa. O que proponho, e a sociedade brasileira exige, é uma investigação criteriosa da denúncia"

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de ser absolvido da cassação do mandato na sexta-feira (23) pelo presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), o vice-presidente do Conselho de Ética, Pedro Chaves (PSC-MS), confirmou nesta segunda-feira (26) que irá assinar requerimento para reverter o arquivamento do pedido de cassação.

“Não se trata de condenar previamente o senador, que terá todo o direito de defesa. O que proponho, e a sociedade brasileira exige, é uma investigação criteriosa da denúncia”, justificou o vice-presidente do Conselho em entrevista à Rádio Difusora Pantanal, que classificou o ato de Alberto Souza como “autoritário e equivocado”.

Em sua entrevista, Pedro Chaves afirmou que está trabalhando para conseguir as 5 assinaturas dos 12 membros do Conselho de Ética restantes para que o pedido apresentado pela Rede e pelo PSOL seja aceito e o senador investigado. Os partidos oposicionistas argumentam que houve quebra de decoro parlamentar por Aécio com base na delação premiada do empresário Joesley Batista.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo o depoimento do empresário, o tucano teria pedido R$ 2 milhões em propina para pagar despesas com sua defesa no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. A denúncia motivou o afastamento do senador pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Gilmar Mendes vai julgar Aécio

Na sexta-feira (23) passada, o ministro do STF, Gilmar Mendes, foi sorteado para assumir a relatoria do inquérito que apura irregularidades de Aécio por suposto recebimento ilegal de dinheiro da Odebrecht para sua campanha. O processo estava nas mãos de Edson Fachin.

Sobre o assunto, o ministro do STF afirmou nesta segunda-feira que não tem intenção de se declarar como impedido para relatar inquérito do senador tucano: “Nada impedido. Nenhum constrangimento”, destacou. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.