Conteúdo editorial apoiado por

Vaccarezza: governo não garante aprovação de multa a quem deduzir com má-fé

Apesar da medida ter passado na Câmara, deputado disse que não estão garantidas aprovação no Senado e sanção presidencial

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de aprovada na Câmara dos Deputados a penalidade para contribuintes que usarem de má-fé para obter dedução maior do Imposto de Renda, o líder do governo na casa, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que ainda não conversou com o governo e que não garante a aprovação no Senado e a sanção presidencial da medida.

Depois de um acordo entre a oposição e o líder do governo, foi aprovada uma emenda do deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR) à Medida Provisória 472/09, que determina que a Receita Federal precisa comprovar má-fé ou dolo do contribuinte para aplicar a multa de 75% sobre a parcela devida ao Fisco.

A MP previa apenas a multa ao contribuinte que declarasse despesas sem comprovação adequada para obterem deduções no imposto a pagar, segundo a Agência Câmara.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Deduções
A legislação tributária atual permite a dedução de vários gastos que permitem que você reduza a base de cálculo do seu Imposto de Renda e minimize a “mordida do leão” sobre seu rendimento. Confira algumas delas:

Não-residentes
A MP ainda pretende evitar a sonegação feita por pessoas físicas que declaram residência em país com tributação favorecida para ficarem isentas da declaração no Brasil.

Para evitar esta situação, a mudança de residência fiscal somente será autorizada para as pessoas físicas que tenham permanecido mais de 183 dias no país informado, em um período de até 12 meses, ou que comprovem manter no exterior a sua residência habitual e a maior parte do seu patrimônio.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.