Tereza Cristina vai ao Canadá no fim de semana para tratar de fertilizantes

Guerra na Ucrânia expôs dependência do agronegócio brasileiro de adubos importados: 81% dos fertilizantes consumidos vêm de fora — especialmente da Rússia

Estadão Conteúdo

Publicidade

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viaja no fim de semana para Ottawa, no Canadá, onde terá reuniões com a ministra da Agricultura do país, Marie-Claude Bibeau, e com exportadores de fertilizantes.

A viagem da ministra vai ocorrer de sábado (12) a terça-feira (15), segundo o Diário Oficial da União (DOU).

A guerra na Ucrânia expôs a dependência brasileira de adubos importados. Dos 40,6 milhões de toneladas de fertilizantes consumidos pela agricultura nacional, 81% vêm de fora — especialmente da Rússia.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, Tereza Cristina disse que o potássio é o produto de maior preocupação do governo brasileiro e que iria negociar com países como o Canadá para garantir a aquisição do fertilizante.

“O nosso maior gargalo no Brasil é o potássio. Importamos mais de 90% do que consumimos. Este é o produto com o qual temos mais preocupação e por isso é que, já prevendo isso, estávamos articulando com outros países produtores, como o Canadá”, disse a ministra na semana passada.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.