Tarcísio: “Vai ser fundamental o entendimento com o governo federal”

Governador eleito diz que São Paulo deve “olhar para frente” e acena a Lula, confirmando presença em reunião com futuro presidente

Fábio Matos

Tarcísio de Freitas (Foto: Divulgação/Cleiby Trevisan)

Governador eleito de São Paulo, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez um pronunciamento em tom conciliador na noite deste domingo (30), depois da confirmação oficial de sua vitória sobre Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição estadual.

Para Tarcísio, o momento é de “olhar para frente”. Segundo o aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o governo paulista terá de buscar “alinhamento” e “entendimento” com o Executivo federal, sob comando de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de janeiro de 2023.

“Vamos olhar para frente, para os interesses do estado de São Paulo. Sou muito grato pelos votos que conquistei e agora vamos fazer um governo para 46 milhões de paulistas”, disse Tarcísio.

“Vamos olhar sempre para o interesse do estado de São Paulo. Para que a gente possa fazer política pública para o estado de São Paulo, vai ser fundamental o alinhamento e o entendimento com o governo federal”, afirmou o governador eleito.

Tarcísio de Freitas confirmou que pretende participar da primeira reunião de Lula com os governadores eleitos do país, assim que todos tomarem posse.

“São Paulo é o estado mais importante e mais rico do Brasil. Tenho certeza de que São Paulo pode ajudar muito o Brasil, e o Brasil, obviamente, pode também ajudar São Paulo”, disse. “Nós vamos buscar esse entendimento. A partir do momento em que houver uma convocação, estaremos lá e buscaremos sempre o que é melhor para o estado.”

Apesar de ter conquistado uma vitória confortável sobre Haddad, com uma diferença de quase 2,5 milhões de votos, Tarcísio classificou a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes como “dura” e “apertada”.

“Tivemos uma eleição dura, apertada, uma das mais apertadas, com diferença pequena. Temos campos de pensamento que dividem o país. Uma linha mais progressista, uma linha mais liberal. O resultado das urnas é soberano”, afirmou Tarcísio.

“O que eu vou fazer em São Paulo: vamos honrar os compromissos. São Paulo tem muitas demandas, merece nossa atenção. A gente pretende traduzir o nosso plano, aquilo que defendemos na campanha.”

Haddad deseja “sorte”

Em mensagem publicada nas redes sociais, o candidato derrotado do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, agradeceu pelos votos recebidos e desejou sorte a Tarcísio.

“Obrigado, São Paulo! Obrigado, capital, periferias, região metropolitana! Obrigado também ao interior, que não nos deu a vitória, mas nos garantiu a maior votação da nossa história”, escreveu Haddad. “Sorte ao governador eleito, a quem já cumprimentei. Parabéns!”

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”