Tarcísio diz que privatização da Emae “vai ser badalada, com muito sucesso”

Leilão é visto como teste prévio para a venda da Sabesp, que é uma operação consideravelmente maior

Equipe InfoMoney

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado de São Paulo (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse na segunda-feira (11) que pretende concluir o edital da privatização da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) nos próximos dias e aposta em um “leilão badalado” em 10 de abril.

A Emae (EMAE4) opera atualmente cinco usinas, que somam 960,8 megawatts (MW) de potência instalada. A maior parte vem da usina hidrelétrica (UHE) Henry Borden, em Cubatão (SP), que tem 889 MW de capacidade e contrato de concessão até janeiro de 2043. Também compõem o portfólio as estações de Porto Goés, Rasgão e Pirapora.

O leilão é visto como um teste prévio para a venda da Sabesp (SBSP3), que é uma operação consideravelmente maior e estava prevista para o primeiro trimestre, mas vai atrasar. Tarcísio disse ontem que, enquanto seu governo avança na venda da empresa de energia do estado, tem trabalhado para viabilizar a da companhia de saneamento.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O governador disse também que a operação deixará um legado para São Paulo. “É um projeto maravilhoso, e de fato vamos poder comemorar daqui a alguns anos o Rio Tietê despoluído, o Rio Pinheiros despoluído”, afirmou o político durante evento CNN Talks.

Em relação à participação do governo na Sabesp, Tarcísio afirmou que isso ainda não está definido. Ele disse estar focado em uma agenda de infraestrutura que envolve a licitação de rodovias e da Linha 3 da CPTM, entre outros.

Leia também:
Após embate entre Lula e Netanyahu, Tarcísio aceita convite de Israel e vai ao país

Continua depois da publicidade

O governador de São Paulo também disse que, nos próximos dias, deve avançar com o projeto do túnel que interligará Santos e Guarujá, uma parceria com o governo federal. “Chegaremos ao final do ano entregando esse presente para a Baixada Santista.”

No anúncio da parceria, no início de fevereiro, Tarcísio e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocaram afagos (veja no vídeo abaixo). O túnel imerso foi incluído nas obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será resultado uma parceria público-privada (PPP) com R$ 5,8 bilhões em investimentos previstos.

(Com Estadão Conteúdo)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.