Sete políticos vão concorrer à presidência. Conheça um pouco de suas histórias

Lula e Alckmin dispensam apresentações; o mesmo não pode ser dito de Eymael, Luciano Bivar ou Rui Pimenta

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo os registros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sete candidatos se cadastraram para participar das eleições presidenciais de outubro. A lista final só foi definida na última quarta-feira (5), quando expirou o prazo legal para oficialização de candidaturas.

Dois deles, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin, são bastantes conhecidos da população. No entanto, os demais, apesar de figurarem há um bom tempo na política brasileira, não têm tanta presença na lembrança do eleitorado.

Heloísa Helena

Levando em conta os candidatos que “correm por fora”, a figura em maior evidência na disputa presidencial deste ano é Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho, famosa por ter sido expulsa do PT devido a divergências internas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nascida em 1963 na cidade de Pão de Açúcar (Alagoas), Heloísa Helena é formada em enfermagem e professora do Centro de Saúde da Universidade Federal de Alagoas. Seu último cargo público foi o de Senadora da República.

Heloísa Helena começou sua carreira política no movimento estudantil e, posteriormente, em movimentos docentes e sindicais, opondo-se à ditadura militar brasileira. Mais tarde, elegeu-se vice-prefeita de Maceió e deputada estadual por Alagoas.

Cristovam Buarque

Outro candidato que figura bastante na mídia é Cristovam Buarque (PDT), que também deixou o PT em 2005. Nascido em Recife no ano de 1944, Buarque é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em economia pela Sorbonne, de Paris.

Continua depois da publicidade

O político foi ainda reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal e ministro da Educação. Seu último cargo foi o de Senador da República.

Eymael, Rui Pimenta e Luciano Bivar

Representanto o Partido Social Democrata Cristão, José Maria Eymael (PSDC) é advogado e empresário. Eymael foi deputado federal por diversas vezes. Foi um dos que aprovaram a Constituição Nacional de 1988.

Rui Pimenta, que representa o PCO (Partido da Causa Operária), é jornalista, tradutor e professor de inglês, mas nunca disputou nenhum cargo eletivo.

Por fim, Luciano Bivar (PSL), o primeiro candidato à presidência a registrar-se no TSE neste ano. Formado em direto e nascido na cidade de Recife, Bivar é empresário e já foi deputado federal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.