Senadores divergem sobre políticas relacionadas à reforma da Previdência

"Já virou clichê todo presidente assumir com promessa de reformas no sistema", afirma senador Paulo Paim (PT-RS)

Publicidade

SÃO PAULO – A dois dias da posse da nova presidenta, Dilma Roussef, senadores ainda divergem sobre as políticas relacionadas à reforma da Previdência.

O senador Paulo Paim (PT-RS), por exemplo, entende que existem debates incoerentes a respeito da questão previdenciária e da questão trabalhista.

“Já virou clichê todo presidente assumir com promessa de reformas no sistema previdenciário e trabalhista. Quando se fala nessas reformas, o que quase sempre se quer é retirar direitos dos trabalhadores. Eu espero que a presidente Dilma não faça isso”, afirma o senador.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o político, o brasileiro é o povo que mais paga para a Previdência Social. Ele descreve que, ao longo das décadas, houve uso indevido dos recursos, com desvios para financiar despesas de outras áreas. Mesmo assim, ele contesta que a Previdência seja deficitária.

Conforme informações da Agência Senado, o senador destaca que a tese do deficit vem sendo sustentada com cálculos que deixam de levar em conta contribuições sociais instituídas para financiar despesas da seguridade social.

Cobertura
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que assumirá o Ministério da Previdência na equipe de Dilma, compactua dos fundamentos sobre o deficit. O motivo, segundo ele, é de que, ao longo dos anos, foram concedidos benefícios sem a correspondente cobertura.

Continua depois da publicidade

No entendimento do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que irá assumir a pasta de Minas e Energia, o “buraco” nas contas da Previdência está chegando perto de R$ 40 bilhões.

Contrária as opiniões dos colegas, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), afirma que o vácuo deve ser creditado ao resultado de uma política de inclusão conduzida na área da Previdência para garantir a aposentadoria do trabalhador rural. 

“Não podemos exigir que os trabalhadores cubram, com os recursos da sua previdência, políticas que devem ser sustentadas com recursos do Tesouro”, avalia Ideli.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.