Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados com 285 votos

Deputados escolheram o substituto de Eduardo Cunha em um mandato tampão até fevereiro do ano que vem

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Câmara dos Deputados elegeu Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Casa para um mandato-tampão até fevereiro de 2017 por 285 votos. O seu oponente no segundo turno, Rogério Rosso (PSD-DF) obteve 170 votos. No primeiro turno, eles receberam 120 e 106 votos respectivamente. No segundo turno, também foram registrados 5 votos em branco. No total, foram 460 votos.

A vaga foi aberta com a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência. Após a votação, o plenário gritou: “Fora, Cunha. Fora, Cunha”. 

Em seu primeiro discurso como presidente da Casa, Maia agradeceu Rosso e a família, além de aliados e líderes de partidos, fazendo menções especiais a Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Orlando Silva (PCdoB-SP). “Nós temos que pacificar esse plenário, nós temos que dialogar, temos uma pauta do governo importante, mas temos uma pauta da sociedade que vem de cada um de nós que precisa ser debatida”, afirmou. O parlamentar destacou ainda ser muito emotivo: “não sei nem como eu não chorei no discurso”, disse. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Perfil
O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados.

Caso o Senado confirme o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff, o deputado fluminense passa a ser o segundo na linha sucessória do país. Maia é filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia, já presidiu o Democratas e foi duas vezes líder do partido.

Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.