Roberto Campos Neto assume presidência do Banco Central nesta quinta-feira

Ele passou por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e foi aprovado em plenário na terça-feira

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, toma posse nesta quinta-feira (28), às 9h (de Brasília) em cerimônia com Jair Bolsonaro. O evento acontece na sala do do presidente do Palácio do Planalto e sem convidados. No entanto, está prevista para depois do carnaval uma cerimônia aberta à imprensa de transmissão do cargo que contará com discursos de Campos Neto e seu antecessor, Ilan Goldfajn. 

Campos Neto passou por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e foi aprovado em plenário na terça-feira (26), junto com os novos diretores. Durante sabatina, ele foi questionado sobre o baixo crescimento do País, mesmo com a Selic – a taxa básica de juros – no piso histórico.

Em resposta aos senadores, ele disse que “a coisa mais importante para o crescimento é a estabilidade de preços”. “Nos países onde se sacrificou inflação por crescimento, a expansão da atividade durou pouco e depois houve recessão. Isso aconteceu também no Brasil”, acrescentou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O economista admitiu ainda o alto nível de concentração bancária no Brasil, mas defendeu que as novas tecnologias serão fundamentais para o aumento da concorrência e a redução de juros e do spread bancário.

Apesar de reconhecer que o setor bancário no Brasil é concentrado, ele alegou que ainda assim existe competição. “Precisamos distinguir competição e concentração. Na crise de 2008, vários países aceitaram uma troca de mais concentração por mais segurança”, afirmou. “Vários governos estimularam isso no sentido de um sistema mais concentrado, porém mais sólido.”

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP e conte com assessoria especializada e GRATUITA!

Continua depois da publicidade

Campos Neto sinalizou ainda, em vários momentos da sabatina, a intenção de estimular as novas tecnologias no setor financeiro, como forma de intensificar a concorrência. “O maior instrumento democratizante do século está aqui (mostrou o celular), a tecnologia. É importante os senadores entenderem que, se há estímulo à tecnologia, e intermediação grande, a tecnologia será a maior plataforma para desintermediação.”

(Com Agência Estado)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.