AO VIVO CEO da Marisa detalha impactos do coronavírus na empresa em live; assista

CEO da Marisa detalha impactos do coronavírus na empresa em live; assista

Rival de Naoto Kan vai disputar liderança do Partido Democrático do Japão

No Japão, líder do partido que possui maioria na Câmara dos Deputados (lower house) garante cargo de primeiro-ministro do país

SÃO PAULO – Um influente membro do Partido Democrático do Japão (DPJ), Ichiro Ozawa, vai disputar as eleições pela liderança do partido contra o atual primeiro-ministro do país, Naoto Kan. Como o partido possui a maioria na Câmara dos Deputados (louwer house), a liderança dele garante o cargo de premiê.

Com as eleições marcadas para setembro, a candidatura de Ozawa pode aumentar a tensão interna no partido e fazer a população japonesa ter seu terceiro primeiro-ministro em menos de um ano.

“Como ouvi do ex-primeiro-ministro, Yukio Hatoyama, que ele daria todo o apoio para eu concorrer nessas eleições, decidi fazer isso hoje”, declarou Ozawa. Hatoyama, que até terça-feira (24) declarava seu apoio a Kan, disse a jornalistas nesta quinta-feira (26) que vai apoiar Ozawa na disputa.

PUBLICIDADE

Críticas
Segundo informações da Kyodo News, Ozawa foi secretário-geral do DPJ e vinha criticando a forma com que Kan tem levado o governo desde que este tomou posse, há três meses. Ele critica principalmente o fato de Kan não atingir o maior objetivo do DPJ, que é reduzir a burocracia ao designar políticas importantes.

Kan reagiu calmamente à decisão de Ozawa, dizendo que “isso é muito bom”. “O DPJ já realizou inúmeras eleições presidenciais e nunca rachou por causa disso”, declarou o atual premiê japonês.