Rival de Naoto Kan vai disputar liderança do Partido Democrático do Japão

No Japão, líder do partido que possui maioria na Câmara dos Deputados (lower house) garante cargo de primeiro-ministro do país

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Um influente membro do Partido Democrático do Japão (DPJ), Ichiro Ozawa, vai disputar as eleições pela liderança do partido contra o atual primeiro-ministro do país, Naoto Kan. Como o partido possui a maioria na Câmara dos Deputados (louwer house), a liderança dele garante o cargo de premiê.

Com as eleições marcadas para setembro, a candidatura de Ozawa pode aumentar a tensão interna no partido e fazer a população japonesa ter seu terceiro primeiro-ministro em menos de um ano.

“Como ouvi do ex-primeiro-ministro, Yukio Hatoyama, que ele daria todo o apoio para eu concorrer nessas eleições, decidi fazer isso hoje”, declarou Ozawa. Hatoyama, que até terça-feira (24) declarava seu apoio a Kan, disse a jornalistas nesta quinta-feira (26) que vai apoiar Ozawa na disputa.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Críticas
Segundo informações da Kyodo News, Ozawa foi secretário-geral do DPJ e vinha criticando a forma com que Kan tem levado o governo desde que este tomou posse, há três meses. Ele critica principalmente o fato de Kan não atingir o maior objetivo do DPJ, que é reduzir a burocracia ao designar políticas importantes.

Kan reagiu calmamente à decisão de Ozawa, dizendo que “isso é muito bom”. “O DPJ já realizou inúmeras eleições presidenciais e nunca rachou por causa disso”, declarou o atual premiê japonês.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.