Reunião de emergência: Meirelles e Pezão discutem crise fiscal de olho em “rebelião” na Câmara

Ministro da Fazenda e governador do Rio de Janeiro conversam sobre saída para contas públicas dos Estados

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se reúne na manhã desta segunda-feira (9) com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Em pauta, a situação fiscal do Estado, que há meses não tem recursos para pagar em dia os salários dos servidores e busca no governo federal uma tábua de salvação para a situação deficitária de suas contas públicas.

Do lado do Palácio do Planalto, a preocupação é resolver o problema para evitar uma “rebelião” na Câmara e garantir que o veto do presidente Michel Temer a um trecho do projeto de renegociação das dívidas dos Estados com a União não seja derrubado pelos parlamentares. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, deputados do próprio PMDB, especialmente dos Estados mais endividados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, estariam se articulando para confrontar a decisão do presidente e da equipe econômica do governo.

O governo quer impor um ajuste fiscal nos moldes do que vem sendo implementado pela União, mas a Câmara desfigurou o projeto e aprovou um pacote sem as exigências propostas pelo governo federal. Temer não aprovou a manobra dos parlamentares de garantir o socorro federal sem que os governadores precisassem cumprir contrapartidas. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.