Reformas tributárias anteriores “esfolavam o contribuinte”, diz Mantega

O projeto enviado ao Congresso em fevereiro pelo Executivo, na avaliação do ministro, "tem grandes chances"

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As antigas propostas de reforma tributária apresentadas ao Congresso – inclusive a de 2003, sob mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, vieram para “esfolar o contribuinte”. A expressão partiu nesta terça-feira (11) do próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante audiência pública na Câmara com parlamentares do PMDB.

Na avaliação do ministro, o último projeto de reformulação do sistema arrecadatório brasileiro, enviada ao Senado e à Câmara Federal no final de fevereiro, “tem grandes chances”, porque o Brasil está maduro para discutir a simplificação dos tributos. “As reformas anteriores fracassaram, porque eram para cobrar mais tributos”, afirmou, referindo-se às apresentações feitas em 1996, 2001 e 2003.

Acima de 6%

Sem antecipar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto), que será divulgado na próxima quarta-feira (12), Mantega garantiu que o Brasil entrou na rota de crescimento acima dos 5%. O ministro ressaltou a importância da reforma tributária para a manutenção do crescimento econômico e voltou a opinar que, com ela, o Brasil poderá crescer 10% a mais dos índices que vêm sendo registrados.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se crescermos a 6%, [com a reforma tributária] seria 6,6% e assim por diante. Não queremos que seja um crescimento passageiro, mas sim que perdure por anos”, disse à Agência Brasil.

Proposta

A proposta de reforma tributária chegou ao Congresso no dia 28 de fevereiro. A expectativa é que o processo legislativo seja concluído ainda neste ano – com otimistas apostando em um período de seis meses para a conclusão do trâmite.

Mesmo após a aprovação do texto, é necessário esperar dois anos, para que as modificações na esfera federal sejam concluídas, período que salta para oito anos, no que diz respeito a mudanças tributárias em nível estadual.

Continua depois da publicidade

Com a vigência da nova forma tributária brasileira, deve haver uma renúncia fiscal equivalente a uma CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) por ano. Segundo o Ministério da Fazenda, o total estimado está em torno de R$ 42 bilhões. No ano passado, quando a CPMF ainda existia, foram arrecadados mais de R$ 615 bilhões na esfera federal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.