Quem é o deputado cotado para substituir Juscelino Filho nas Comunicações

Atual líder do União Brasil na Câmara, maranhense é visto como nome de consenso para manter a pasta sob comando da legenda

Marina Verenicz

Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) - Reprodução Instagram
Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) - Reprodução Instagram

Publicidade

Após a saída de Juscelino Filho do Ministério das Comunicações, o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) despontou como o principal nome cotado para assumir o cargo. A substituição mantém a pasta sob controle do União Brasil, partido que atualmente também comanda os ministérios do Turismo e da Integração e Desenvolvimento Regional.

A escolha de Pedro Lucas foi discutida em um almoço entre a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e lideranças da legenda, incluindo o presidente do partido, Antonio Rueda, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Juscelino, denunciado pela PGR por corrupção, participou do encontro e decidiu apresentar sua carta de demissão a fim de evitar constrangimentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Perfil discreto, mas com forte articulação política

Pedro Lucas, de 45 anos, é líder do União Brasil na Câmara desde fevereiro e cumpre seu segundo mandato como deputado federal pelo Maranhão, mesmo estado de Juscelino. É formado em Administração, com especialização em Planejamento Governamental. Foi vereador de São Luís por dois mandatos, de 2013 a 2019, e presidiu a Agência Executiva Metropolitana (Agem) do Maranhão, nomeado pelo então governador Flávio Dino, hoje ministro do STF.

Continua depois da publicidade

Apesar do cargo de liderança, tem perfil discreto no Congresso. Desde o início de 2023, realizou apenas nove discursos na tribuna. Em 2022, foi o segundo deputado mais votado do Maranhão, com 159.786 votos. Antes de se tornar líder da bancada, foi vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional por dois anos.

Recentemente, integrou a comitiva presidencial em viagem à Ásia, ao lado de ministros e do presidente do Senado, numa missão para atrair investimentos ao Brasil.

União Brasil segue no governo

Com a saída de Juscelino, o União Brasil se mobilizou rapidamente para manter o ministério. A legenda já ocupa posições estratégicas no governo, e a indicação de Pedro Lucas é vista como uma forma de preservar o equilíbrio na Esplanada. A nomeação deve reforçar a presença do partido, mesmo em meio a divergências internas entre alas governistas e oposicionistas.

A escolha de Pedro Lucas também é vista como um sinal de estabilidade política, ao indicar um aliado de perfil técnico e político moderado — com trânsito tanto no Planalto quanto entre as principais lideranças da Câmara.