PT não consegue reverter derrota e Câmara deixa partido de fora do comando da CPI do BNDES

Marcos Rotta, do PMDB, ficou com a presidência da comissão ao passo que a relatoria, ainda sem nome definido, ficará com o PR, apesar dos esforços do PT

Equipe InfoMoney

Publicidade

Após a instalação da CPI do BNDES, o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) foi eleito por unanimidade presidente do colegiado. Deputado federal em primeiro mandato, Rotta é vice líder do bloco formado por PMDB, PP, PTB, PSC, PHS e PEN.

Também foram eleitos por unanimidade os deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) para 1º vice-presidente, o deputado Carlos Zaratinni (PT-SP) para 2º vice; e o deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP) para 3º vice.

Criada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do dia 17 de julho, a CPI é composta por 27 titulares e 27 suplentes.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente da comissão, Marcos Rotta, confirmou que a relatoria ficará com um deputado do PR. O PT, como segunda maior bancada da Câmara, almejava a relatoria, conforme o líder do partido, deputado Sibá Machado (AC). Porém, o cargo ficou com outro partido do bloco formado, no início da atual legislatura, por PT, Pros, PSD e PR.

Abrangência
O pedido de criação da CPI foi feito pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). A comissão vai investigar empréstimos considerados suspeitos pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, concedidos tanto a empresas de fachada como a empreiteiras investigadas. O BNDES concedeu, entre 2003 e 2014, financiamentos de R$ 2,4 bilhões para as nove empreiteiras citadas na operação. O requerimento também pede a apuração de empréstimos classificados como secretos, concedidos a países como Angola e Cuba.

A reunião ocorre no plenário 2.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.