Proposta prevê que brasileiros no exterior possam votar para deputados

A proposta do senador Cristovam Buarque permite que emigrantes votem nas eleições para deputados federais

SÃO PAULO – Os brasileiros que vivem em outros países poderão votar em deputado federal nas eleições. Isso se a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 5/05, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), for aprovada no Plenário, onde aguarda votação.

Segundo a Agência Senado, a proposta tem parecer favorável da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), onde foi relatada pelo senado Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Globalização e eleitores

Na proposta, o autor destacou que a globalização, aliada à crise econômica, fez com que mais de dois milhões de brasileiros fossem viver em outros países. Buarque também afirma que deixar de escolher o deputado federal ajuda a quebrar os vínculos sociais e afetivos que ligam a pessoa à sua Pátria.

Azeredo também lembra que essas pessoas já podem votar nas eleições para presidente da República, quando inscritos nas representações diplomáticas.

O relatório apresentado pelo senador, também é sustentado que a proposta amplia os direitos individuais e não debilita a Federação. Além disso, repete experiências adotadas em países como Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos.