Projeto torna impositivas emendas de comissões permanentes do Congresso

Proposta também estende obrigatoriedade do pagamento das emendas a estados, municípios e Distrito Federal

Agência Câmara

Publicidade

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 248/23 torna impositivas as emendas apresentadas pelas comissões permanentes do Congresso Nacional. A proposta também estende a obrigatoriedade do pagamento das emendas: aos estados, nas Assembleias Legislativas; aos municípios, nas Câmaras Municipais; e ao Distrito Federal, na Câmara Distrital.

As emendas individuais são impositivas desde a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 86, limitadas a 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL). Já as emendas de bancada são impositivas desde a promulgação da EC 100, limitadas a 1% da RCL.

Os deputados Laura Carneiro (PSD-RJ) e Ricardo Ayres (Republicanos-TO), autores do projeto, afirmam que a legislação passará a equiparar o processo de sua execução ao marco definido para as emendas individuais e de bancada na esfera do Parlamento, ao reconhecer o caráter impositivo dessas emendas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O texto tem o propósito de regulamentar o processo de execução das emendas orçamentárias apresentadas pelas comissões permanentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Congresso Nacional”, aponta a justificativa do projeto de lei.

O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de seguir ao plenário.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.