Privatização da Sabesp (SBSP3) começará a ser discutida neste mês, diz Tarcísio

Governador destacou que deverá contar com a parceria do Banco Mundial na estruturação do modelo de concessão, que poderá ficar pronto em até dois anos

Rikardy Tooge

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, durante a XP Agro Conference 2023 (Leandro França/XP)

Publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (1) que as discussões para a privatização da Sabesp (SBSP3) devem começar na primeira quinzena deste mês.

“Vamos começar os estudos, mas é difícil estimar um prazo para que a privatização ocorra”, explicou Freitas, ao fim de sua participação na XP Agro Conference, que reúne lideranças do setor em São Paulo.

O governador destacou que deverá contar com a parceria do Banco Mundial na estruturação do modelo de concessão e que haverá diálogo com os prefeitos atendidos pela Sabesp para que a privatização avance.

Continua depois da publicidade

“Nós queremos levar água mais barata aos paulistas”, defendeu. Freitas estimou que a formatação do modelo de concessão deverá demorar cerca de dois anos.

Porto de Santos

O governador de São Paulo destacou também a necessidade de diversificação dos modais de transporte no país e, em especial, do estado. Tarcísio de Freitas voltou a defender a necessidade da privatização do porto de Santos, que poderia destravar R$ 20 bilhões em investimentos.

“Meu trabalho agora é convencer o governo federal que precisa fazer a privatização do porto de Santos. Pode transformar a Baixada Santista e transformar o porto no maior hub de contêineres da América Latina. É um ótimo projeto. Vamos jogar esse projeto para baixo do tapete por uma questão ideológica?”, questionou Freitas.

Continua depois da publicidade

O governador se mostrou contrário à proposta do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, de “fatiar” a concessão do porto.

“Perde potência nos investimentos. Não faz sentido repassar os serviços separadamente, sendo que o ganho vem da concessão completa, é o que vai trazer o investimento”, defendeu.

O governador paulista disse que teve retorno positivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, sobre o tema. “Eles disseram que não são a favor, mas não se oporiam a analisar a proposta, estamos tentando mostrar para eles que podemos fazer história com essa concessão”, afirmou.

Publicidade

Por fim, Freitas lembrou da necessidade de privatizações de outras autoridades portuárias pelo país, bem como o investimento em ferrovias.

Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br