Por iniciativa popular, José Dirceu e Roberto Jefferson podem voltar à política

Deputados cassados podem retomar direitos políticos mais cedo, se consiguirem assinaturas suficientes da população

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os deputados cassados Roberto Jefferson e José Dirceu podem voltar à vida política antes do esperado, caso consigam convencer a população a apoiar seu retorno.

Os parlamentares perderam seus direitos políticos depois das investigações da Comissão de Ética sobre o caso do “mensalão” e só podem voltar a se candidatar em 2015.

No entanto, políticos ligados aos ex-deputados estão articulando uma campanha junto à população para que o Congresso reavalie sua decisão. Até o momento, o PT ainda não possui um responsável oficial para a campanha de José Dirceu.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Articulação do PTB

No PTB, o presidente do partido, deputado Campos Machado, deve começar em fevereiro a angariar assinaturas para Roberto Jefferson. Segundo a agência Estado, o deputado afirmou que a iniciativa é pessoal e não partidária.

Os políticos precisam apresentar ao Congresso um projeto de lei de iniciativa popular, que requer o apoio de cerca de 1,5 milhão de assinaturas da população, para pedir a revogação da pena dos ex-deputados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.