Política: reforma tributária e orçamento são destaques da semana

Santander classificou reforma como "tímida demais" e "pouco ambiciosa"; votação do orçamento também em foco

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório destacando os fatos políticos desta semana, o Santander comentou a nova proposta de reforma tributária e a votação e aprovação do orçamento de 2008.

Comentando os principais pontos da proposta de reforma tributária, a classificaram como “tímida demais” e “pouco ambiciosa”. Para eles, a criação do IVA federal em substituição do PIC-Cofins e as reduções previstas na folha salarial das empresas não são suficientes.

Segundo o comentário, as chances de aprovação da reforma tributária no médio prazo “são mínimas”, frente ao clima político e ao ano de eleições.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Orçamento pode ser aprovado nesta semana

Para eles, as expectativas de progresso são baixas, visto que quase todas luzes têm se voltado para a “CPI dos Cartões Corporativos”. No momento, o único ponto principal da agenda diz respeito à possível votação do relatório final da peça orçamentária de 2008, elaborada pelo deputado José Pimentel (PT-CE).

O orçamento chama a atenção da corretora por conta da promessa do ministro da Fazenda Guido Mantega de cortes na ordem de R$ 20 bilhões, fator que pesa na possibilidade de conceder o investment grade ao Brasil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.