Impeachment no radar

Placar do impeachment: adesões à saída de Dilma crescem entre os deputados nesta 4ª

O Estadão atualizou o placar ao longo do dia - se de manhã, 306 estavam a favor do impeachment, no final da tarde eram 324; Folha e Globo também trazem mapeamento

SÃO PAULO – Com a votação do impeachment se aproximando, diversas publicações vêm fazendo o chamado Placar do Impeachment, destacando o mapa de como os parlamentares votarão.

São necessários dois terços dos votos, ou 342 deputados, para o impeachment passar na Câmara. Depois da votação na Câmara, é necessária a aprovação por maioria simples no Senado para determinar o afastamento preventivo da presidente Dilma Rousseff. Votação pela eventual saída definitiva de Dilma do cargo precisa de dois terços dos parlamentares. 

Dentre as publicações que estão fazendo o chamado “Mapa do Impeachment”, estão os jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e a Folha de S. Paulo. Além destes, a consultoria Prospectiva e o movimento Vem Pra Rua também trazem cenários sobre a votação até agora. 

PUBLICIDADE

O Estadão atualizou o placar ao longo do dia. Se de manhã, os deputados a favor do impeachment somavam 306 e 125 contra, agora são 324 em defesa do impedimento; 31 deputados se declararam indecisos e 33 não quiseram responder e 125 estão contra. Hoje, o jornal publicou ainda o mapeamento no Senado: 42 senadores – a maioria simples – estão a favor do impeachment, 10 estão indecisos, 12 não responderam e 17 estão contra. 

Já o jornal O Globo, que de manhã somava 304 deputados a favor do impeachment, agora soma 314 parlamentares. 112 deputados estão contra o impeachment e 87 não opinaram. No placar da Folha, há mais indecisos: 284 estão a favor, 114 contra e 115 ainda não definiram a sua posição.

A consultoria Prospectiva, por sua vez, fez o painel destacando os votos declarados em redes sociais: de acordo com a consultoria, 289 são favoráveis ao impeachment, 106 contra e 118 estão indecisos. 

Já o movimento Vem Pra Rua aponta que 315 deputados estão a favor do impeachment, 121 parlamentares e 77 estão indecisos. No Senado, 42 parlamentares estão a favor, 25 estão contra e 14 estão indecisos. 

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa