Petista Arlindo Chinaglia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Em discurso de posse, o deputado defendeu acusados de corrupção e prometeu combater críticas injustas à Câmara

Juliana Pall Farias

Publicidade

SÃO PAULO – Derrotando no segundo turno, por apenas 18 votos, o antigo presidente da Casa, Aldo Rebelo (PC do B), o petista Arlindo Chinaglia foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados com 261 votos a seu favor. Seis deputados votaram em branco.

Com sua vitória, o petista confirmou a tendência do primeiro turno desta eleição, quando, escolhido por 236 parlamentares, superou o número de votos de Rebelo, sem conseguir, contudo, definir a eleição no primeiro turno.

Falta de apoio da base governista

Esta eleição marcada pela falta de apoio da base aliada governista, formada pelo megabloco de partidos PMDB, PP, PR, PTB, PSC, PTC e PT do B, além do próprio PT. O mandato de Chinaglia termina ao final de 2008.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em seu discurso de posse, o petista defendeu os acusados dentre os diversos escândalos que marcaram o primeiro mandato do presidente Lula, enfatizando que irá combater generalizações e críticas injustas à Câmara.

“Não vamos assistir passivamente ataques injustos à instituição e a um parlamentar. Quando alguém ataca o parlamento, mesmo sem intenção confessa, está atacando a democracia”, disse o deputado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.