Pessoa diz que fez doações a deputados Luiz Sérgio e Paulinho da Força para evitar greves

O objetivo das doações eleitorais, segundo Pessoa, era garantir acesso aos congressistas, ligados a movimentos sindicais; deputados negam

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em delação premiada, o dono do grupo UTC, Ricardo Pessoa, disse que fez doações eleitorais aos deputados Luiz Sérgio (PT-RJ) e Paulinho da Força (SDD-SP), ex-presidente da Força Sindical, para evitar greves em obras de suas empresas, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

O objetivo das doações eleitorais, segundo Pessoa, era garantir acesso aos congressistas, ligados a movimentos sindicais.

Segundo ele, a doação oficial de R$ 200 mil que a UTC fez em 2014 para a campanha de Luiz Sérgio teve como objetivo evitar greves na montagem de equipamentos da usina nuclear de Angra 3, no município de Angra dos Reis (RJ). Luiz Sérgio foi prefeito de Angra entre 1993 e 1996 e também presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do município, ligado à CUT (Central Única dos Trabalhadores). O deputado é o atual relator da CPI da Petrobras.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já a doação a Paulinho da Força, no valor de R$ 500 mil na campanha de 2012, foi motivada pelas obras da usina de São Manoel, na divisa entre Pará e Mato Grosso, segundo Pessoa.

Procurados pelo jornal, Luiz Sérgio e Paulinho da Força negaram ter recebido doações eleitorais para evitar greves em obras. O petista afirmou que a contribuição da UTC não tem nada de ilícito ou imoral. Já Paulinho da Força diz que nunca sugeriu a Pessoa ajuda para evitar greves. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.