Pesquisa XP: 58% dos deputados esperam votação da Nova Previdência no plenário Câmara até junho

O prazo de junho é o mesmo estabelecido por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a conclusão da tramitação da proposta na casa legislativa

Marcos Mortari

Brasília - Plenário da Câmara dos Deputados, durante pronunciamento do Presidente Temer. Foto José Cruz/Agência Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – Embora ainda haja divergências entre os congressistas sobre detalhes presentes no debate da reforma da Previdência, a maioria dos deputados e senadores estima relativa celeridade para a tramitação da pauta no Poder Legislativo. É o que mostra a segunda rodada da pesquisa XP Investimentos com o Congresso Nacional. O levantamento foi feito pela Consultoria Contatos, entre os dias 4 e 21 de fevereiro, e contou com a participação de 234 parlamentares.

Leia também: Deputados e senadores querem reforma da Previdência; idade mínima é ponto de tensão

Segundo a pesquisa, 58% dos deputados e 64% dos senadores entrevistados acreditam que a proposta será votada, em primeiro turno, no plenário da Câmara dos Deputados, até junho. Para que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) entregue pelo presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira (20) passe a vigorar, é necessário o apoio de 3/5 dos membros de cada casa legislativa (308 deputados e 49 senadores), em dois turnos de votações.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dos deputados ouvidos, 25% esperam que a votação em primeiro turno da proposta ocorra depois de junho, mas ainda neste ano. Outros 9% acreditam que a PEC não chegará a ser votada. Entre os otimistas, 8% estimam fevereiro ou março, 12%, abril, 18%, maio, e 20%, junho. Os detalhes estão no gráfico abaixo:

contatos2602k

Entre os senadores, 23% estimam que a votação em primeiro turno na Câmara ocorra em maio, enquanto 41% veem junho como prazo mais factível. Já 23% imaginam um calendário mais elástico, mas acreditam que a proposta será votada ainda neste ano. Outros 5% dizem que a PEC não chegará a ser votada.

contatos2602l

O prazo de junho é o mesmo estabelecido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para a conclusão da tramitação da proposta na Casa. Analistas políticos consultados pelo InfoMoney, contudo, são céticos quanto a essa possibilidade. Apenas 20% dos especialistas ouvidos na segunda rodada do Barômetro do Poder trabalham com o mesmo calendário.

Continua depois da publicidade

Tenha uma aposentadoria confortável investindo. Abra uma conta gratuita na XP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.