Partidos do bloco de Baleia irão ao STF contra decisão de Lira

Em seu primeiro ato no comando da casa, Arthur Lira dissolveu o bloco e anulou a eleição para as demais cadeiras da Mesa Diretora

Reuters

Publicidade

Os partidos que apoiaram a candidatura derrotada de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados prometeram na madrugada desta terça-feira (2) recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que dissolveu o bloco partidário formado em torno do emedebista e anulou a eleição para as demais cadeiras da Mesa Diretora.

Após a vitória esmagadora de Lira, que teve apoio escancarado do presidente Jair Bolsonaro, no primeiro turno, o novo presidente dissolveu o bloco de Baleia, revertendo decisão do ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sob argumento de que o bloco partidário foi registrado fora do prazo estabelecido.

A decisão tira de partidos do bloco de Baleia cadeiras na Mesa Diretora, que toma decisões administrativas da Câmara.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Os partidos que se uniram em torno da defesa de uma Câmara livre e independente repudiam, com a mais intensa veemência, o ato autoritário, antirregimental e ilegal praticado pelo deputado Arthur Lira. A eleição é una: não se pode aceitar só a parte que interessa”, afirma a nota assinada por PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

“Não aceitaremos. Vamos ao STF em defesa da democracia e do Parlamento brasileiro”, prometeram.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.