Publicidade
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de todos os recursos financeiros da Starlink Holding – grupo pertencente ao bilionário Elon Musk, dono do X – no Brasil. As informações são do blog do jornalista Valdo Cruz, no g1.
A decisão do magistrado foi tomada no dia 18 de agosto. Moraes decidiu bloquear os valores financeiros da companhia para garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça brasileira ao X (antigo Twitter).
Todos os dirigentes da Starlink no Brasil já foram notificados e intimados pelo Supremo a arcar com os valores devidos pelo X à Justiça local. No mesmo dia 18, Musk informou que o X encerraria suas operações no Brasil por causa de uma série de decisões de Moraes que, segundo o bilionário, estariam censurando a plataforma.
Continua depois da publicidade
O cerco do STF sobre Musk e o X aumentou desde a noite de quarta-feira (28), quando Moraes estipulou um prazo de 24 horas para que a empresa indicasse um representante legal no Brasil.
A intimação do Supremo, curiosamente, teve de ser feita justamente por meio da rede social. O X fechou seu escritório no país e, segundo o STF, não possui nenhum representante legal em território brasileiro.
Em publicação em sua conta oficial na plataforma, Elon Musk ironizou Alexandre de Moraes e exibiu uma imagem, produzida por inteligência artificial, que compara o ministro do STF a vilões dos filmes “Harry Potter” e “Star Wars”.
Continua depois da publicidade
De acordo com o g1, a Starlink atua, no Brasil, vendendo serviços de internet por satélite, especialmente na região Norte do país. A empresa está instalada no país desde fevereiro de 2022 e oferece três modalidades de planos: residencial, para viagens e para embarcações.