Otimismo do consumidor recua pela sexta vez, diz CNI

Pesquisa revelou que brasileiros têm se mostrado mais preocupados com as finanças pessoais, diante da expectativa de alta da inflação

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Em abril, o otimismo do consumidor brasileiro recuou pela sexta vez consecutiva na comparação mensal, atingindo 112 pontos.

De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (29) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o índice acumula queda de 7,2% desde outubro do ano passado.

Entre março e abril, o indicador registrou queda de 2,2% e, frente a abril do ano passado, a redução foi de 0,5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de abril, com 2.002 pessoas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais quedas do que altas
A pesquisa mostra que quatro dos seis indicadores que compõem o índice apresentaram queda na comparação com março: perspectivas de inflação (-9,4%), desemprego (-2,6%), endividamento (-3,3%) e expectativas quanto à renda pessoal (-4,1%).

Por outro lado, as perspectivas relacionadas à situação financeira cresceram 2% e as expectativas em relação às compras de bens de maior valor aumentaram 1% frente ao mês anterior.

Os índices que obtiveram maior pontuação foram os da expectativa de desemprego (129,4 pontos), de situação financeira (113,8 pontos) e o de compras de maior valor (112,3 pontos). Os piores colocados foram os de expectativa de inflação (100,8 pontos), de endividamento (105,8) e de renda pessoal (111,3 pontos).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip