Os 5 assuntos para ficar de olho antes de operar nesta terça-feira

Esta terça será movimentada por votação da LDO, apreciação do parecer contra Eduardo Cunha, PIB dos EUA e taxa de desemprego no Brasil

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de uma segunda de indefinição no mercado brasileiro, a Bolsa deve apresentar alguma volatilidade nesta terça-feira (24) com o cenário político voltando ao radar ao mesmo tempo em que importantes indicadores sairão na agenda econômica aqui e lá fora. Na parte política, o Conselho de Ética começa a apreciar o parecer preeliminar contra Eduardo Cunha e o Congresso deve votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Já na agenda econômica, serão divulgados o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos e a taxa de desemprego no Brasil. 

1. Bolsas mundiais
As bolsas europeias e o S&P futuro caem, em um dia de renovadas tensões acerca do terrorismo e em dia de alta superior a 1% do petróleo, com o WTI subindo e voltando aos US$ 42 após Arábia Saudita reiterar compromisso de trabalhar com Opep e outros produtores para estabilizar mercado. Em destaque, a Turquia abateu hoje um avião militar não identificado que teria violado o seu espaço aéreo, perto da fronteira com a Síria. Os EUA, por sua vez, divulgaram na segunda-feira à noite (23) um alerta sobre os riscos de viagens para seus cidadãos por conta do feriado de Ação de Graças, em meio ao aumento das “ameaças terroristas”.

Na Ásia, o dia foi misto, entre leves perdas e ganhos, as bolsas chinesas  devolveram as perdas de mais cedo para terminar com pequena valorização nesta terça-feira após alta já no fim da sessão das ações de empresas com menor valor de mercado, que compensaram a fraqueza nos papéis de companhias relacionadas a recursos básicos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 2. Votação da LDO
O Congresso deve retomar na terça-feira as votações depois das vitórias do ajuste fiscal na semana passada. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou a existência de um acordo para votar nesta semana a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2016 e o PLN (Projeto de Lei Nacional) 5/15, que aprovou a nova meta fiscal.

3. Pnad
Mais abrangente que a PME (Pesquisa Mensal do Emprego), a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) mostra a taxa de desemprego do País. Em setembro, a desocupação medida pela Pnad chegou a 8,90%. 

4. PIB dos EUA
Hoje sai a segunda estimativa do PIB dos EUA, que registrou 1,5% de crescimento na estimativa anterior. As expectativas medianas do mercado são de que a soma de todos os bens e serviços produzidos na maior economia do mundo no terceiro trimestre cresça 2%. No segundo trimestre, o PIB dos EUA teve um avanço de 3,9%. 

Continua depois da publicidade

5. Relatório contra Cunha
Para os próximos dias também está prevista a votação do relatório preliminar pela admissibilidade do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o Conselho de Ética deve apreciar hoje o Parecer Preliminar contra o presidente da Casa.  

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.