Obras do Rodoanel são retomadas depois de 6 anos; governo quer ligação com aeroporto

A projeção do governo do estado de São Paulo é a de que o último trecho da obra seja entregue em setembro de 2026, ainda durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Fábio Matos

Obras do trecho Norte do Rodoanel foram retomadas (Foto: Reprodução/CCR)
Obras do trecho Norte do Rodoanel foram retomadas (Foto: Reprodução/CCR)

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Depois de quase 6 anos de paralisação, as obras do Rodoanel Norte serão retomadas, nesta quinta-feira (25), em Arujá (SP), na região metropolitana de São Paulo (SP). A Via Appia é a concessionária responsável pela construção de um trecho de 44 quilômetros que completará o anel viário em torno da capital paulista.

O primeiro trecho do Rodoanel (Oeste) foi liberado para o tráfego em dezembro de 2001. A projeção do governo do estado é a de que o último trecho da obra seja entregue em setembro de 2026 – ainda durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a conexão entre o Rodoanel Norte e o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), acabou ficando de fora do contrato firmado com a Via Appia. No entanto, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) diz que a ligação será feita por meio de um Termo Aditivo Modificativo entre o governo paulista e a concessionária.

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A ideia é construir uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros entre o Rodoanel e o maior aeroporto do país. Trata-se de uma reivindicação antiga dos usuários.

Atualmente, o principal acesso ao aeroporto é a Rodovia Hélio Smidt (SP-109), que se conecta a outras duas rodovias – Dutra e Ayrton Senna. Estas últimas absorvem todo o tráfego da Marginal Tietê, uma das vias mais movimentadas de São Paulo.

O objetivo do governo estadual é o de que, com a conexão entre o trecho Norte do Rodoanel e o aeroporto, os motoristas vindos das zonas sul e oeste da capital, além das cidades do oeste da região metropolitana, do interior e do litoral possam chegar à zona aeroportuária sem ter de enfrentar o trânsito da Marginal.

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De acordo com o CEO da Via Appia, Brendon Azevedo Ramos, ainda não há uma data definida para a assinatura do aditivo. Também não há previsão sobre o valor do investimento.

“Quando foi feito o edital de licitação, essa reivindicação já existia. Não está no contrato, mas pode ser adicionado. Desde que assinamos o contrato, discutimos com o governo do estado e com a prefeitura de Guarulhos a melhor forma de fazer esse acesso”, afirmou Azevedo Ramos ao Estadão.

“Estamos trabalhando nisso. A ideia é ter entre as rodovias Fernão Dias e Dutra uma alça para dar acesso à região metropolitana de Guarulhos e ao aeroporto. A gente tem de atender à demanda de cargas do aeroporto, que é significativa, mas também precisa atender a população da região”, diz o executivo.

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Trecho Norte do Rodoanel

O Rodoanel Norte ligará a rodovia Presidente Dutra, em Arujá, à rodovia dos Bandeirantes, nas proximidades da avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista. Ao todo, com a obra do último trecho, o anel viário terá 176 quilômetros de extensão.

O leilão para a concessão do trecho Norte do Rodoanel ocorreu em março do ano passado. A Via Appia foi a vencedora e será responsável por investimentos e pela exploração do sistema rodoviário por 31 anos.

A previsão de investimento total da concessionária é de R$ 2,55 bilhões, de acordo com a Artesp. O poder público aportará mais R$ 1 bilhão.

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“Com seis meses de antecedência em relação ao prazo contratual da Via Appia e investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, as obras devem gerar mais de 10 mil empregos até a conclusão”, disse o governo de São Paulo, por meio de nota.

Obras suspensas em 2018

As obras do Rodoanel Norte foram interrompidas em 2018, após o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) apontar indícios de superfaturamento e irregularidades. Com isso, novos processos de licitação foram abertos.

Em dezembro de 2018, a Desenvolvimento Rodoviário SA (Dersa), antiga estatal paulista, hoje extinta, rescindiu os contratos do Rodoanel Norte que estavam sob responsabilidade das construtoras OAS e Mendes Junior. As empresas, à época, foram investigadas pela Operação Lava Jato.

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O governo de São Paulo atribui o longo período para a retomada das obras à necessidade de uma revisão do traçado do Rodoanel Norte, que passa por áreas de preservação ambiental. Também foi preciso corrigir falhas em projetos apontadas por vistorias técnicas.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”