O que está em jogo na votação da comissão do impeachment?

Independentemente do resultado, processo ainda depende de decisão plenária

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil inteiro está de olho na disputa travada entre governistas e opositores pela aprovação ou não do relatório que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em tramitação na comissão especial que analisa o assunto na Câmara dos Deputados. O texto, relatado pelo deputado Jovair Arantes (PTB-GO), pede que a petista se torne ré por um suposto crime de responsabilidade. Tudo indica que será aprovado pelos membros da comissão, mas, mesmo se não fosse, não selaria o fim do processo de impeachment presidencial. Mas qual seria então o significado da votação desta segunda-feira (11)?

Independentemente do resultado de hoje e de qual fosse o texto apresentado em relatório (a favor ou contrário ao impeachment; neste caso, foi a primeira opção), o processo ainda dependeria de sua aprovação ou rejeição em plenário da Câmara. No caso do governo, para barrar o afastamento de Dilma, bastaria que a oposição não conseguisse os 342 votos necessários, ao passo que para a ala pró-impeachment precisaria derrotar o governo por 2/3 dos deputados e conquistar a aprovação de metade dos senadores pelo recebimento da denúncia. Caso isso aconteça, a presidente vira ré e é afastada por até 180 dias.

Desta forma, o mais importante na votação de hoje é a simbologia do resultado. O placar será uma espécie de demonstração de força do governo ou da oposição. Caso a diferença seja ampla, o impeachment ganha ainda mais força na reta final do processo, que deverá ser votado no domingo (17) em plenário. Se a oposição não conseguir se aproximar de 2/3 dos votos da comissão — embora desnecessários para fazer valer o relatório, representativos para o processo –, os governistas irão argumentar que não há força para a derrubada de Dilma — fator que pode também potencializar as negociações de cargos em troca de apoio.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.