Nos próximos meses, 37% da classe C pretende comprar imóvel, revela pesquisa

Segundo Ibope, o automóvel também está na lista. E nos próximos 12 meses, 9,5 milhões deles querem comprar um

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – O sonho de comprar a casa própria deve se tornar realidade para milhões de brasileiros que se encontram na classe C, como mostra pesquisa realizada pelo Ibope Mídia, juntamente com o Target Group Index, e divulgada na terça-feira (5).

O levantamento mostra que 37% desse segmento da população planeja comprar um imóvel nos próximos meses. Isso representa cerca de 37 milhões de pessoas, uma vez que o Ibope calcula que aproximadamente 100 milhões de brasileiros compõem a classe C.

De acordo com a pesquisa, essa classe econômica é uma das que mais crescem no País e já representa praticamente 50% da população com renda entre R$ 600 e R$ 2.099.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para a pesquisa, o Ibope Mídia e o Target Group Index realizaram 20 mil entrevistas.

Crédito imobiliário
Se a classe C quer comprar um imóvel, crédito não vai faltar na praça. A perspectiva é da Serasa, que prevê um aumento maior nas concessões de crédito imobiliário do que nas de crédito para consumo. 

De acordo com técnicos da Serasa, a disposição do consumidor em aumentar seus níveis de endividamento permanece elevada, devido à maior confiança e ao mercado de trabalho em momento favorável.

Continua depois da publicidade

Com isso, as concessões de crédito imobiliário devem continuar se destacando na evolução da carteira de crédito do sistema financeiro às pessoas físicas.

Carro
O automóvel também está na lista de consumo da classe C. De acordo com o Ibope, o mercado automobilístico tem uma demanda reprimida muito alta ainda. E, por isso, o potencial de crescimento desse mercado também é muito alto.

Somente na classe C, 9,5 milhões de pessoas pretendem comprar automóvel nos próximos 12 meses, seja ele novo, seja usado.

Otimismo 
A compra do carro e do imóvel é reflexo de vários fatores como estabilidade econômica, crédito abundante 
no mercado por prazos longos, níveis de renda e emprego em alta. Esse cenário só eleva o otimismo dos consumidores.

Para a classe C não é diferente: o período é de otimismo. A pesquisa mostra que, para 50% desse segmento da população, 2009 foi um ano melhor que 2008. Em 2005, o número de otimistas alcançava os 40%.

Quanto às perspectivas, o otimismo também aumentou quase 10 pontos percentuais, já que 84% dos entrevistados acreditam, em 2009, que estarão em melhor situação financeira daqui a um ano. Em 2005, esse número era de 74%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.