Moro se despende da toga e adota pragmatismo em pacote anticrime

Para lideranças do Judiciário e do Legislativo, Moro começa a equilibrar a postura de juiz com o cargo político/técnico que ocupa na Esplanada

Equipe InfoMoney

Publicidade

Moro está se despedindo da toga

A decisão do governo Jair Bolsonaro de enviar ao Congresso, em 3 projetos diferentes, o pacote anticrime foi duramente criticada por parlamentares e defensores da operação Lava Jato, mas demonstra uma postura pragmática por parte do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

O recuo em relação à primeira minuta, que trazia todas as propostas num projeto só, pretende evitar que a criminalização do caixa 2 de campanha impedisse a aprovação do restante. Ficaram no foco as ações contra crime organizado, crimes violentos e corrupção.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para lideranças do Judiciário e do Legislativo, Moro começa a equilibrar a postura de juiz com o cargo político/técnico que ocupa na Esplanada ao admitir o peso que um tema de impacto para políticos, como caixa 2, teria contra a aprovação do projeto todo.

O ex-juiz da Lava Jato percebeu que, na vida real, não seria possível entregar tudo e, consciente das reduzidas chances de mudanças no combate ao caixa dois, já de saída relativizou a importância do tema. Defendeu que caixa 2 não tem a mesma gravidade da corrupção ou crime organizado. Em linhas gerais, distante do que diziam há pouco tempo procuradores da Lava Jato.

Apesar de Rodrigo Maia dizer que caixa 2 já foi discutido em 2016, e pode voltar a qualquer momento, a experiência de políticos condenados por leis que defenderam, como Lula, ainda está bem viva na memória do Congresso.

Continua depois da publicidade

Um dos pilares do governo Bolsonaro, junto com Paulo Guedes e a ala militar, o ministro da Justiça decepcionou quem esperava dele dificuldades para se curvar aos meandros da política, em Brasília.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.