Ministros do STF se dividem quanto a limitação de concessões de crédito

Apesar da restrição do poder de Medidas Provisórias, alguns membros se mostram contra manutenção de postura

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Logo após limitar o poder do presidente em abrir linhas de crédito através de MPs (Medidas Provisórias), o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda está dividido quanto à manutenção desta postura em relação ao poder Executivo.

As preocupações dos membros da Casa, segundo o ministro Celso Mello, seriam a abertura de um novo orçamento, paralelo àquele da União, uma vez que, desde a reeleição de Lula, já foram aprovadas 24 MPs, somando um total de R$ 70 bilhões em concessões de crédito.

Em contraposição, se o Executivo não tiver o poder de ampliar as concessões de créditos por meio de MPs, cada nova obra terá de ser passada na votação do Orçamento, no Congresso, atrasando o processo como um todo, além da rotina do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ainda divididos

Para os ministros do Supremo Tribunal Federal, o problema está localizado no exame de quais obras são urgentes para o País. Metade acha que as obras do PAC não são realmente urgentes; a outra metade acha que a definição deve ser feita com agilidade.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.