Ministério Público não vê crime em pedaladas e arquiva investigação sobe autoridades

Apesar do parecer, o procurador afirma em seu parecer que as manobras feitas pela petista visaram maquiar as contas públicas

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O MPF (Ministério Público Federal) enviou um parecer nesta quinta-feira (14) à Justiça em que afirma que as pedaladas fiscais não configuram crimes comuns, inclusive as que embasam o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. No documento, o procurador da República no Distrito Federal Ivan Marx pede o arquivamento de investigação aberta para apurar possível infração penal de autoridades do governo da presidente afastada.

Apesar do pedido, Marx afirma em seu parecer que as manobras feitas pela petista visaram maquiar as contas públicas, principalmente no ano eleitoral de 2014, o que configura improbidade administrativa.

O procurador levantou suspeitas sobre “eventuais objetivos eleitorais” com as pedaladas e disse que o caso “talvez represente o passo final na infeliz transformação do denominado ‘jeitinho brasileiro’ em ‘criatividade maquiavélica'”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As pedaladas fiscais consistiram no atraso de repasses do Tesouro Nacional para que bancos públicos pagassem obrigações do governo com programas sociais e empréstimos subsidiados. Por conta desses atrasos, as instituições tiveram de honrar as despesas com recursos dos correntistas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.