Material de construção: vendas no varejo crescem 10,6% em 2010

Já em janeiro de 2011, as vendas recuaram 5,3%, frente a dezembro do ano passado. Trata-se da segunda queda consecutiva

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – As vendas no varejo de material de construção fecharam 2010 com crescimento de 10,6%, na comparação com o ano anterior. Segundo levantamento realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), em parceria com o Ibope Inteligência, e divulgado nesta terça-feira (8), o faturamento do setor atingiu R$ 49,80 bilhões.

Entre os fatores que aqueceram o setor, estão a desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o programa Minha Casa Minha Vida e o aumento do crédito e dos financiamentos.

Quanto aos preços, divulgou também a Anamaco, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas), acumulou alta de 7,77% em 2010. Materiais e equipamentos subiram 5,02%, e enquanto o custo da mão de obra aumentou 10,41% no ano. Já a inflação dos serviços na construção passou de 5,36% para 6,7%, de um ano para o outro. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vendas em janeiro
Em relação às vendas de janeiro, os dados revelam que o setor registrou queda de 5,3%, no confronto com dezembro do ano passado. De acordo com o estudo, trata-se do segundo mês de queda consecutivo registrado. Apenas o setor de aço registrou crescimento no período, de 3,5%.

Para fevereiro, os varejistas entrevistados pela pesquisa indicam pessimismo, já que 50% deles acreditam que as vendas devem apresentar uma queda de até 10%, em média.

Apesar da previsão para o segundo mês do ano, a Anamaco está otimista para 2011. A expectativa é de crescimento de 11%. O cenário positivo pode ser explicado pelo programa Minha Casa, Minha Vida e pelo aumento do consumo das classes de baixa renda.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.