Mais de 50% dos brasileiros não alteraram hábitos de consumo com a crise

Apenas 25% dos brasileiros disseram ter alterado hábitos de consumo por causa da crise, e 18% pretendem fazê-lo

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria dos brasileiros não alterou e não pretende alterar seus hábitos de consumo por causa da crise financeira. Segundo pesquisa CNI-Ibope, referente ao terceiro trimestre do ano, 52% das pessoas não têm essa intenção. Na pesquisa anterior, 53% dos consumidores não haviam mudado seus hábitos.

Já entre aqueles que fizeram algum tipo de mudança de hábito ou de planejamento financeiro, o índice caiu de 26% para 25% entre junho e setembro deste ano. Quanto às pessoas que não alteraram seus hábitos, mas pretendem fazê-lo, o percentual passou de 16% para 18%.

Avaliando 2009

Passados mais de dois terços do ano, a avaliação dos brasileiros sobre 2009 continua positiva. Questionados sobre como o ano está sendo, 72% afirmaram que está sendo bom e 8% muito bom. Em junho, esses índices eram de 70% e 7%.

Continua depois da publicidade

Já entre os que não avaliam bem o ano houve queda. Em setembro, 14% consideravam 2009 ruim e 5% muito ruim, contra 18% e 4% no sexto mês do ano.

Para os próximos meses, as expectativas também são boas, com 66% indicando que será bom e 19% apostando no muito bom. Apenas 11% dos entrevistados afirmaram que será ruim ou muito ruim, e outros 4% não souberam responder.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.