Lula já decidiu sobre nomeação de deputados do PP e Republicanos como ministros, diz Padilha

Expectativa é que escolha de André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ajude na construção de base de apoio no Congresso Nacional

Marcos Mortari

Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Publicidade

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou, nesta sexta-feira (4), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu sobre a nomeação dos deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para ministérios de seu governo.

Padilha, no entanto, não entrou em detalhes sobre as pastas que os parlamentares ocuparão na Esplanada dos Ministérios. Segundo ele, a tendência é que a confirmação não ocorra na semana que vem, em razão da agenda de Lula no Pará e o fato de alguns presidentes partidários estarem fora do país.

“Já tem uma decisão do presidente Lula de trazer esses dois parlamentares, que representam duas bancadas importantes do Congresso Nacional. Mas mais do que elas, podem atrair outros parlamentares, trazê-los para o governo, convidá-los para o governo para ocupar postos de ministérios”, afirmou o ministro durante uma breve entrevista coletiva.

Continua depois da publicidade

A expectativa do chefe da articulação política do governo é que os futuros novos ministros contribuam com a agenda prioritária do Palácio do Planalto no Congresso Nacional. Entre as pautas mencionadas por ele estão a conclusão das votações do novo marco fiscal e da reforma tributária.

Ele também citou medidas microeconômicas com o objetivo de aumentar a oferta de crédito, a recriação de programas sociais, como a nova lei do salário mínimo e políticas educacionais, além de assuntos relacionados à transição ecológica.

“A decisão pelo presidente Lula já está tomada”, frisou.

Continua depois da publicidade

“No primeiro turno do campeonato, fomos vitoriosos. O governo, o Congresso Nacional e a sociedade foram vitoriosos em construir as condições para que o Brasil retomasse o crescimento econômico, começasse uma trajetória descendente de juros, como começou nessa semana. Agora temos o segundo turno do campeonato. Mesmo quando você ganha o primeiro turno, é bom reforçar o time”, disse.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.